maio 11, 2025 20:31

Em vídeo, Bolsonaro ironiza atos de violência no Amazonas e debocha de senadores

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou o caos ocorrido em Manaus, com os atos de violência do último domingo, 6. No vídeo que circula nas redes sociais – e pode ser conferido no fim desta matéria – , o chefe do Executivo Federal cobrou a participação dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) na resolução dos problemas.

“Estamos tendo problema em Manaus, né? Acabou falecendo um chefe do tráfico e o pessoal está reagindo. Onde estão os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga?”, questionou o presidente.

“Estão cuidando da sua vida”, respondeu um apoiador. O presidente riu e confirmou.

Até o momento, este foi o primeiro posicionamento do chefe do Executivo Federal sobre a situação violenta em Manaus. Não há postagens em suas redes sociais nem notas informativas do Planalto.

Procurada pelo O Poder sobre possível agenda na capital amazonense devido aos últimos acontecimentos, a Secretaria de Comunicação do Governo Federal disse que não tem informações. Já o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que o envio da Força Nacional está em análise.

O Comando Militar da Amazônia (CMA) também informou que não há nenhuma ordem de Bolsonaro referente à Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) até o momento. O presidente é o único que pode autorizar.

Pedidos de apoio

Para O Poder, a assessoria de comunicação do senador Eduardo Braga informou que o parlamentar está a caminho de Brasília e não iria responder as indagações de Bolsonaro.

“O senador está preocupado com o Amazonas e pedirá apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, afirmou a equipe.

Em uma rede social, Braga já havia comunicado que iria pedir apoio do  Ministro da Justiça, Anderson Torres. “Afinal de contas, essas drogas e armas entram pelas nossas fronteiras. É preciso uma atuação firme de todos os parlamentares junto ao Ministro da Justiça para que uma ação cooperada seja feita para que possamos controlar nossas fronteiras. Ao mesmo tempo, precisamos de ordem em Manaus”, disse.

Já o presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz, respondeu Bolsonaro. De acordo com o parlamentar, o presidente só se informa com aquilo que o interessa.

“Presidente, eu liguei para o seu Ministro da Justiça ontem, 6, para pedir ajuda da Força Nacional. Ligue para o seu Ministro, que vai dizer que entrei em contato”, enfatizou.

Aziz também informou que fez um vídeo de apelo para pedir ajuda do Governo Federal. “Como o presidente não está informado? Estava andando de moto? O seu papel como Chefe maior da Nação era ter pego o telefone e não ficar brincando de cercadinho”, rebateu Omar Aziz ao ressaltar que Bolsonaro deveria ter ligado e falado diretamente com o governador Wilson Lima (PSC).

Omar Aziz, assim como Eduardo Braga, está retornando para Brasília para dar continuidade aos trabalhos e depoimentos da CPI da Pandemia.

 

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

TCE-AM e MP-AM firmam parceria para fiscalizar escolas com problemas de água e saneamento no Amazonas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aderiu ao projeto nacional ‘Sede de Aprender’, que prevê inspeções em escolas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!