Após reunião com o prefeito David Almeida (Avante), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (PV), garantiu as matérias relacionadas ao armamento da Guarda Municipal já tramitam em regime de urgência.
David Almeida solicitou, nesta quarta-feira, 9, celeridade para aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 03/2021 e 04/2021, que alteram a Constituição do Estado a fim de permitir que municípios possam armar as guardas municipais. Roberto Cidade afirmou, durante a visita do prefeito à Aleam, que as matérias devem ser votadas na próxima quarta-feira, 16.
“De antemão, lhe convido a participar da votação na próxima quarta-feira. Essas PECs serão aprovadas e ajudarão a dar mais segurança à população de Manaus e do interior do Amazonas”, afirmou Cidade.
David Almeida disse que com a ampliação da atribuição das guardas municipais, quem ganha são os cidadãos, os quais serão mais bem protegidos pelo Estado. “Essas duas PECs dão poder de armamos a Guarda Municipal, de comprarmos equipamentos, fazermos treinamentos e convênios e, assim, melhor resguardarmos o patrimônio público e darmos mais segurança aos cidadãos. Queremos ampliar nossas atribuições e para isso dependemos da aprovação dessas matérias”, ressaltou.
A PEC 03/2021 é de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL) e a 04/2021 foi proposta pelo deputado Cabo Maciel (PL).
Ainda participaram da reunião os deputados Abdala Fraxe (Podemos), Dr. Gomes (PSC), Saullo Vianna (PTB), Therezinha Ruiz (PSDB) e o vereador de Manaus Capitão Carpê (Republicanos).
Augusto Costa, para O Poder
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins