fevereiro 21, 2026 21:53

Aleam aprova regime de urgência para PECs que garantem armar guarda municipal

Após reunião com o prefeito David Almeida (Avante), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (PV), garantiu as matérias relacionadas ao armamento da Guarda Municipal já tramitam em regime de urgência.

David Almeida solicitou, nesta quarta-feira, 9, celeridade para aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 03/2021 e 04/2021, que alteram a Constituição do Estado a fim de permitir que municípios possam armar as guardas municipais. Roberto Cidade afirmou, durante a visita do prefeito à Aleam, que as matérias devem ser votadas na próxima quarta-feira, 16.

“De antemão, lhe convido a participar da votação na próxima quarta-feira. Essas PECs serão aprovadas e ajudarão a dar mais segurança à população de Manaus e do interior do Amazonas”, afirmou Cidade.

David Almeida disse que com a ampliação da atribuição das guardas municipais, quem ganha são os cidadãos, os quais serão mais bem protegidos pelo Estado. “Essas duas PECs dão poder de armamos a Guarda Municipal, de comprarmos equipamentos, fazermos treinamentos e convênios e, assim, melhor resguardarmos o patrimônio público e darmos mais segurança aos cidadãos. Queremos ampliar nossas atribuições e para isso dependemos da aprovação dessas matérias”, ressaltou.

A PEC 03/2021 é de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL) e a 04/2021 foi proposta pelo deputado Cabo Maciel (PL).

Ainda participaram da reunião os deputados Abdala Fraxe (Podemos), Dr. Gomes (PSC), Saullo Vianna (PTB), Therezinha Ruiz (PSDB) e o vereador de Manaus Capitão Carpê (Republicanos).

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!