fevereiro 21, 2026 21:52

Aleam deve votar LDO 2022 até a primeira quinzena de julho

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (PV), confirmou nesta sexta-feira, 11, que o Projeto de Lei nº 059/2021 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2022, que está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), deve ser votada até a primeira quinzena da julho.

“A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) está em tramitação normal na Casa Legislativa. Nesse momento, encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a qual tem 20 dias para analisar e emitir um parecer preliminar – o que deve encerrar o prazo, aproximadamente no dia 19. Após isso, a CAE tem 48 horas para enviar para a pauta onde tramita por mais cinco dias. Nesse período, os deputados que quiserem, apresentam emendas ao orçamento”, afirmou.

Roberto Cidade afirmou, ainda, que a expectativa é que a LDO seja votada pelos deputados até 15 de julho. “Após os cinco dias de pauta e recebimento das emendas, a LDO volta para a CAE, que terá mais 10 dias para apresentar o parecer definitivo. A previsão é que seja votada na primeira quinzena de julho. Quanto ao valor, a LDO não define valores, mas porcentagens, e dá as diretrizes de como o Executivo vai trabalhar o orçamento do próximo ano”, ressaltou.

 A Mensagem Governamental nº 59/2021 foi enviada para a Aleam pelo governador Wilson Lima (PSC) no último dia 31 e indica que a elaboração das diretrizes orçamentárias prevista para 2022 ocorre em um contexto excepcional, visto que a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou e que o mundo passa atualmente por uma crise sanitária e econômica.

O PL e a Mensagem do governador estão aqui.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!