A Câmara Municipal de Manaus (CMM) poderá ter uma Frente Parlamentar para defender a Zona Franca de Manaus. O Projeto de Resolução nº 014/2021 foi deliberado na manhã desta segunda-feira, 14, e deve ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa.
“Nos dias de hoje, podemos declarar que a criação do Polo Industrial de Manaus foi e continua sendo um componente impedidor do desmatamento, cumprindo uma função social protetora da floresta”, explica o vereador William Alemão (DC) na justificativa da criação da Frente Parlamentar.
O vereador também explica a importância da ZFM na criação de emprego no Amazonas e que a iniciativa deve realizar reuniões, debates, entre outros eventos para discutir assuntos relacionados à Zona Franca. A Frente Parlamentar deve durar somente nesta Legislatura.
A íntegra está aqui.
É preciso lembrar que a CMM possui a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Comticdetre) que avalia matérias sobre assuntos pertinentes à comissão. O presidente é o vereador propositor da Frente Parlamentar, William Alemão (DC).
Já na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) existe uma comissão para discutir e analisar matérias sobre a Zona Franca de Manaus, política industrial, incentivos e isenções fiscais em todas as modalidades de empreendimentos. A Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul é presidida pelo deputado estadual Wilker Barreto (Podemos).
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins