Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) irão fazer uma Moção de Repúdio contra o senador cearense Cid Gomes (PDT) por conta de uma fala polêmica contra a Zona Franca de Manaus (ZFM). No Pequeno Expediente desta quarta-feira, 23, o vice-presidente do Parlamento Municipal, Wallace Oliveira (Pros), considerou o pronunciamento do senador da República preconceituoso.
“É lamentável nós vermos um senador da República tratar de forma pejorativa, preconceituosa e discriminatória a cidade de Manaus e um polo de emprego e renda que sustenta em muito a cidade a que ele pertence”, disse o vereador.
Oliveira comentou sobre o fluxo de turistas que se deslocam de Manaus para Fortaleza, capital do Ceará, cooperando com a renda dessa localidade, e chegou a citar que existem cearenses trabalhando na CMM que “são dignos de carinho, consideração e admiração”.
“Senador, o senhor, no mínimo, tem que fazer uma nota de desagravo ao povo da cidade de Manaus que sempre recepcionou todos os nossos irmãos nordestinos que aqui vieram”, aconselhou o parlamentar.
Em seguida, o vice-presidente da Casa Legislativa comunicou que enviará uma Moção de Repúdio pela Mesa Diretora do Parlamento Municipal ao Senado Federal contra a fala de Cid Gomes. Os vereadores Mitoso (PTB), Sassá da Construção Civil (PT) e Peixoto (PTC) pediram para subscrever o documento.
O vereador William Alemão (Cidadania) aproveitou a oportunidade para relembrar sobre a Frente Parlamentar da Zona Franca de Manaus, de autoria dele, que está em tramitação na Casa Legislativa. “Isso acontece justamente depois de um discurso do senhor Paulo Guedes, quando disse que ‘não iremos mexer com a Zona Franca, vamos copiá-la para o resto dos Estados’. Em poucas palavras, ele destrói a ZFM porque, se ficar igual, perderemos esse polo importante, já que 95% dos impostos em Manaus vêm dele”, explicou Alemão.
Fala Polêmica
Na pauta de votação dos senadores da República desta terça-feira, 22, estavam duas Medidas Provisórias (MPs). Na discussão da MP da Zona de Processamentos de Exportações (ZPE), o senador Cid Gomes (PDT-CE) questionou aos presentes sobre um Requerimento de autoria do senador amazonense Eduardo Braga (MDB-AM).
“Estou pegando, e eu jamais gostaria de dizer isso, uma antipatia pela Zona Franca de Manaus”, disse Cid Gomes. “Essa Casa deveria compreender que o Brasil é muito mais (..) Agora, estou pegando antipatia porque parece que Zona Franca virou sinônimo de medida para qualquer outra parte do Brasil”, opinou o senador apelando aos colegas para oportunizarem outras regiões do país.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins