fevereiro 22, 2026 10:48

Por unanimidade, Aleam aprova Projeto de Lei que estabelece petshops como atividade essencial na pandemia

Por unanimidade, os deputados aprovaram, nesta quinta-feira, 1º, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 23/2021 de autoria do deputado João Luiz (Republicanos). A proposta estabelece que os petshops e estabelecimentos que comercializam alimentos e medicamentos destinados a animais são atividade essencial em períodos de calamidade pública, incluindo pandemias.

João Luiz afirmou que, atualmente, os estabelecimentos de saúde, que incluem clínicas veterinárias, têm o funcionamento amparado pela Lei nº 5.195/20, que os reconhece como atividade essencial e indispensável em períodos de calamidade pública.

“Apesar de as clínicas veterinárias serem atividade essencial, observa-se que os petshops não têm proteção de serviço essencial, podendo ser fechados a qualquer momento. No entanto, sabemos que muitos destes estabelecimentos, além dos alimentos para animais, vendem medicações. E, na minha avaliação, exclui-los da lista de serviços essenciais não só limita quem deles precisa, como também não permite a concorrência leal de valores, prejudicando o consumidor de diversas formas”, afirmou.

Outros projetos

Ao todo, foram votadas 20 matérias, entre Projetos de Lei e mensagens governamentais. Entre as propostas está a de nº 314/2021, oriundo da Mensagem Governamental nº 67/2021, que reajusta o pagamento às pessoas com hanseníase do valor do auxílio instituído pela Lei n.º 1.735, de 14 de novembro de 1985, e dá outras providências (benefício pago a título de complementação de aposentadoria por invalidez, em caráter vitalício, às pessoas que apresentam mutilações e/ou deformidades).

Depois de ser sancionado pelo governador Wilson Lima (PSC), o pagamento do benefício aos hansenianos vai passar de R$ 998 para R$ 1,1 mil. De acordo com o deputado Adjuto Afonso (PDT), autor de requerimento para reajustar o valor, a lei de 1.985 garante o pagamento de 50% do salário mínimo.

Derrubada de veto

Com 15 votos contra, os deputados derrubaram o veto total nº 06/2021, oriundo de Mensagem Governamental nº 56/2021, ao Projeto de Lei n. 283/2020, de autoria da deputada Mayara Pinheiro Reis (PP) que altera, na forma que especifica, a Lei 5.113 de 15 de Janeiro de 2020, que dispõe sobre a realização do exame de ecocardiograma fetal no Estado do Amazonas.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!