dezembro 30, 2025 07:06

TRF-3 suspende ação contra Lula sobre suposta lavagem de dinheiro

O juiz federal Paulo Gustavo Guedes Fontes, da 5ª Turma do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), suspendeu nesta sexta-feira, 2, ação penal em que o ex-presidente Lula é acusado de lavagem de dinheiro.

Lula teria supostamente recebido R$ 1 milhão para intermediar discussões entre o governo de Guiné Equatorial e o grupo brasileiro ARG para a instalação da empresa no país africano.

A investigação tem como base e-mails encontrados em 2016 no Instituto Lula. O material comprovaria que o ex-presidente usou de sua influência para ajudar a ARG a fechar transações comerciais com o governo de Guiné Equatorial. Em troca, o Instituto Lula teria recebido R$ 1 milhão da empresa em forma de doação.

Ao entrar com o pedido de suspensão no TRF-3, a defesa do ex-presidente argumentou que o material que ampara a denúncia faz parte dos autos anulados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) quando a corte declarou o ex-juiz Sergio Moro suspeito. Os e-mails foram apreendidos durante a 24ª fase da Lava Jato de Curitiba.

O juiz do TRF-3 concordou com o argumento. Ele decidiu suspender a ação até que a 5ª Turma da Corte aprecie o caso de forma colegiada.

“Relevante, pois, a arguição de que a prova na qual se baseia o feito originário seria nula, ainda que por derivação. Com efeito, o CPP [Código de Processo Penal] assevera que a incompetência, a suspeição e o suborno do juiz são causas de nulidade”, afirma Paulo Fontes.

 

 

 

 

Conteúdo: Poder360

Foto: Marcelo Brandt/G1

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!