A CPI da Pandemia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) precisa de apenas mais uma assinatura para ser oficializadas pelos deputados. Até o momento, sete parlamentares já assinaram o documento declarando apoio à instalação oficial da Comissão que deve investigar a crise do oxigênio no Amazonas, entre outros fatos ocorridos durante a pandemia.
O deputado Dermilson Chagas (Podemos) afirmou nesta segunda-feira, 5, que Fausto Júnior (MDB) cumpriu a promessa e assinou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Segundo Chagas, Serafim Corrêa (PSB) e Dr. Gomes (PSC), que foram membros da CPI da Saúde da Aleam no ano passado, ainda não assinaram a nova CPI.
“Está faltando apenas uma assinatura para completar as oito necessárias. É um direito deles (Serafim e Dr. Gomes), baseado nas suas razões e justificativas. Cada um tem um pensamento diferente do outro, o Gomes ele é enraizado ao governo. O Serafim não é a mesma coisa. Mas, o Gomes deve tudo ao governo”, afirmou.
Fausto Júnior assinou a CPI da Pandemia depois de propor três sugestões que devem ser investigadas. Entre sugestões do deputado estão investigação sobre a liberação e distribuição de vacinas na capital e interior, investigação do lockdown em Manaus e mais informações sobre a gestão do combate à pandemia no Amazonas.
“Estou conversando com os demais deputados que já assinaram o pedido de CPI. Quero incluir alguns pontos na investigação para tornar a Comissão mais precisa em seus trabalhos”, ressaltou Fausto Júnior.
A líder do governo do Estado na Aleam, deputada Joana Darc (PL), que retornou às atividades legislativas após licença-maternidade, confirmou para a reportagem que ainda não teve acesso ao pedido da CPI da Pandemia. “Eu preciso ler a CPI. Como voltei à ativa oficialmente essa semana, estou ficando a par ainda”, ressaltou.
Até o momento, já assinaram a CPI da Pandemia os deputados Dermilson Chagas e Wilker Barreto, ambos do Podemos, Nejmi Aziz (PSD), Delegado Péricles (PL), Ricardo Nicolau (PSD), o presidente do Parlamento Estadual, Roberto Cidade (PV) e Fausto Júnior (MDB).
O Portal O Poder entrou em contato com os deputados Serafim Corrêa e Dr. Gomes, mas até a publicação da matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins