maio 20, 2024 16:16

Disputa pela reitoria da UEA já tem nomes e agita bastidores da política amazonense

spot_img

Prevista para acontecer no ano que vem, a disputa pela reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já tem nomes e passou a “esquentar” os bastidores para política amazonense. De olho nas eleições estaduais de 2022, pretensos candidatos ao Executivo acompanham de perto a escolha do novo comando da Universidade.

De um lado, conforme apurado pelo O Poder, o diretor-presidente do Fundo Previdenciário do Amazonas (AmazonasPrev), André Luiz Zogahib, deve receber o apoio do governador Wilson Lima (PSC). O dirigente possui graduação em Administração de empresas / Comércio Exterior pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado do Amazonas, graduação em Direito pela Faculdade Martha Falcão, especialização em Administração Pública pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, um dos pré-requisitos para disputar o cargo.

Zogahib tem experiência nas áreas de Administração Pública e privada, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Previdenciário, Orçamento e Finanças Públicas, Planejamento Governamental, Políticas Públicas; Segurança Pública; Comércio Exterior.

Outro nome que surge na disputa é do doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), David Xavier da Silva, que seria apontado como candidato do atual reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

David Xavier foi trazido por Cleinaldo do município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus para assumir o cargo de procurador-chefe da Universidade do Amazonas, ocupação considerada estratégica pelo atual reitor da UEA.

O doutor em Educação tem mestrado em Educação e Ensino de Ciência na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas, Especialização em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Graduação em Pedagogia também pela Ufam e Bacharelado em Direito pela UEA.

David Xavier também tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização Científica, Crianças Ribeirinhas e Processo de Ensino atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação científica, educação infantil, pesquisa interdisciplinar, quelônios e pé-de-pincha.

Informações são de que David deve iniciar junto com Cleinaldo lives em redes sociais no mês que vem, com a proposta de ser lançado como candidato na disputa pela reitoria da Universidade do Estado do Amazonas.

Indicação

Outras informações levantadas pelo O Poder dão conta de que a candidatura de David Xavier foi construída dentro do MDB, do senador Eduardo Braga, principal concorrente do atual governador do Amazonas.

Interesse

Com dezessete unidades na Região Metropolitana de Manaus e no interior do Amazonas, o comando da UEA passou a ser interesse dos pretensos candidatos ao cargo do Executivo Estadual pela sua enorme influência na opinião pública, principalmente nos locais onde é estabelecida.

Quem pode votar?

Professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, técnicos administrativos efetivos, temporários, comissionados e procuradores jurídicos, além de acadêmicos de graduação e de pós-graduação, regularmente matriculados neste semestre estão aptos a votar.

A UEA informou que a previsão para o lançamento do Edital de Eleição para Gestão Superior é janeiro de 2022.

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Em situação de emergência, Parintins decreta intervenção no sistema de água

Por meio do Decreto nº 058/2024, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, nomeou a Comissão de Intervenção Administrativa e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!