janeiro 24, 2025 06:01

Para vereador, Manaus deve criar lei para punir quem atropela animais

Sem apresentar nenhuma proposta, o vereador Kennedy Marques (PMN) lamentou o fato de Manaus não ter uma lei municipal que obrigue motoristas a prestarem socorro a animais atropelados. Para o parlamentar, a capital amazonense precisa de adequar em relação à prestação de socorro de animais vítimas de atropelamento.

Por outro lado, conforme Marques, existe uma lei estadual que obriga o motorista a prestar socorro. O vereador enfatizou que tem Projetos de Lei e tem feito pedidos ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sobre controle populacional de cães e gatos que moram nas ruas da capital. Para ele, o trânsito da capital oferece perigo para animais e para pessoas.

“São Paulo deu um salto muito importante no último dia 20 de agosto pois sancionou a lei que obriga motoristas que atropelam animais a prestarem socorro. Lá, são 10 mil animais atropelados por dia. Em Manaus, não é diferente. De forma proporcional, todos os dias um animal é atropelado”, comentou.

Marques também informou que atendeu um caso nessa segunda-feira, 20, em que um cachorro de porte médio foi atropelado e, como consequência, perdeu a visão. “A vítima foi ‘só’ um animal. Mas poderia ter sido um cidadão que poderia ter perdido a vida dele. Trata-se de uma questão de saúde pública e segurança no trânsito também. Estou mostrando o quanto é importante termos atenção nessa questão envolvendo animais, pois são vidas também”, concluiu Kennedy Marques.

Em uma breve consulta ao Sistema de Apoio ao Plenário (SAPL), O Poder constatou que não existe nenhum Projeto de Lei tramitando pela Casa Legislativa sobre obrigar motoristas a prestar socorros a animais atropelados.

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

Mega empresário acredita muito no potencial Potássio de Autazes

No município de Autazes, a maior mina de potássio está sendo erguida em meio à selva amazônica no Brasil....

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!