janeiro 19, 2025 06:50

RR: Deputados aprovam projeto que ‘obriga’ Jalser Renier a retornar à Assembleia

Roraima – Sete dias após afirmar, durante pronunciamento, que só ‘pisaria’ na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) depois de ter recursos julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado estadual Jalser Renier (SD) votou, contrariado, a favor do retorno dos trabalhos presenciais na Casa Legislativa. A votação ocorreu na sessão desta terça-feira, 28.

O fim do Sistema de Deliberação Remota, que autorizava a participação presencial e remota dos deputados durante votações de matérias, entrou em pauta nesta terça-feira e teve como relator o deputado Jorge Everton (sem partido). O Projeto de Resolução Legislativa nº 52/2021,  que revoga o Sistema, foi aprovado com 15 votos favoráveis.

“Nós já temos um bom número de pessoas vacinadas no Estado de Roraima, os trabalhos e aulas estão voltando, as atividades estão se normalizando e se faz necessário que essa Casa também retorne o trabalho presencial, fazendo com que possamos nos debruçar nos processos, acelerar a aprovação dos projetos e ter o resultado do trabalho legislativo melhor para nossa sociedade”, justificou o relator.

Contrariado

Questionado como votaria, o deputado Jalser Renier faz uma pequena pausa, respira fundo e diz: “sim”. Agora, Jalser terá que comparecer presencialmente na Assembleia pelo menos duas vezes na semana, nos dias em que ocorrem as sessões, para participar dos trabalhos legislativos.

Sistema de Deliberação Remota 

O deputado passou a acompanhar as sessões por videoconferência desde que deixou a presidência da ALE-RR, no final de janeiro deste ano. Em recente pronunciamento, Jalser disse não reconhecer Soldado Sampaio (PCdoB) como presidente e que só retornaria a Casa Legislativa quando todos os recursos fossem julgados pelo STF.

Recursos 

Jalser foi afastado do cargo no dia 25 de janeiro deste ano, depois de uma decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, com base em uma ação movida pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), representada pelo advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que questionava a forma como ele foi reconduzido à presidência da Mesa Diretora da ALE-RR.

 

 

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação ALE-RR 

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!