abril 24, 2025 08:44

MPAM investiga quedas, oscilações e excessivos períodos sem energia em São Paulo de Olivença

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou Inquérito Civil (IC) para investigar as causas das reiteradas quedas, oscilações e excessivos períodos sem energia em São Paulo de Olivença (a 991 quilômetros de Manaus). A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 23, no Diário Oficial do Ministério Público, com assinatura do promotor de Justiça, Eric Nunes Novaes Machado.

O promotor considerou a notícia de fato n. 263.2021.000039, na qual se apura a causa das reiteradas quedas, oscilações e excessivos períodos sem energia no município.

“Considerando que a ordem econômica tem por fim assegurar a existência digna, conforme os ditamos da justiça social, observado, dentre outros, o princípio da defesa do consumidor, conforme artigo 170, V, da Constituição Federal”, disse o promotor de Justiça.

Eric Machado destacou, também, o art. 22 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90), que determina aos órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, a obrigatoriedade para o fornecimento de serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. 

“Considerando que são de conhecimento público e notório as frequentes faltas e quedas de energia elétrica no município de São Paulo de Olivença/AM, prática abusiva em detrimento dos consumidores que o Ministério Público deve apurar e coibir com urgência”, considerou Eric Machado.

Sendo assim, o Ministério Público resolveu converter o procedimento em inquérito civil para apurar essas falhas de energia em São Paulo de Olivença.

Leia o documento:

 

 

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF afasta desembargadores suspeitos de venda de sentenças

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), investigados por suspeita de venda de sentenças...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!