Acompanhado pelo Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o governador Wilson Lima (PSC) entregou nesta quarta-feira, 23, o aeroporto de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), reformado e ampliado. Considerado um dos principais destinos do ecoturismo no Amazonas no segmento da pesca esportiva, a reforma no aeródromo deve intensificar o fluxo de turistas na região.
Wilson Lima afirmou que o investimento da ordem de R$ 2,4 milhões na reforma e ampliação do aeroporto de Barcelos é fruto de recursos dos governos do Amazonas e Federal, além de emenda parlamentar.
“Para poder atrair um turista para cá, primeiro temos que pensar em obras estruturantes, como é o caso do aeroporto. Essa era uma obra que estava parada há algum tempo. Quando assumi o governo, em 2019, percebi a necessidade que o município tinha e resgatamos essa obra”, afirmou.
De acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a região que compreende os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira concentra, aproximadamente, 50% do volume da pesca esportiva do Amazonas. Barcelos é responsável por 90% das atividades do segmento, possuindo empreendimentos e operações turísticas especializadas nessa atividade.
Por ano, a estimativa é que uma temporada turística, que geralmente ocorre entre os meses de setembro e fevereiro, movimente R$ 67,2 milhões na economia local. Os dados se referem ao ano de 2019 e 2020. O levantamento aponta que a cadeia turística local gere cerca de 700 empregos.
Na avaliação do governador do Amazonas, com a estrutura aeroportuária qualificada, o Estado parte agora para uma nova etapa, que é a atração de voos regulares e adiantou negociações com a Azul Linhas Aéreas.
“A gente está conversando agora, numa parceria com a Azul, para que haja uma linha regular aqui para o município de Barcelos. Existem algumas adaptações que precisam ser feitas na pista e eu já me coloquei à disposição da prefeitura de Barcelos e a minha equipe para que a gente faça essa correção”, ressaltou.
Estrutura
O novo terminal de passageiros possui o dobro do tamanho em relação à estrutura anterior. A área total do terminal saiu de pouco mais de 200 m² para quase 400 m², com mais segurança e conforto aos passageiros. A obra contempla a ampliação dos saguões de embarque, desembarque e hall de passageiros; e a revitalização de toda a instalação elétrica, sanitária e hidráulica, além da instalação de lojas de conveniência, salas operadoras e de comando de voo e novos banheiros.
O Ministro do Turismo, Gilson Machado, aprovou a estrutura do aeroporto de Barcelos que será fundamental na região do Alto Rio Negro.
“Quando temos parceiros como o governador Wilson, vemos que realmente a coisa funciona, como está funcionando aqui agora em Barcelos, para todo mundo ver. O nosso governo não inaugura placa, inaugura aeroporto feito esse aqui”, destacou o ministro.
O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff, também destacou as melhorias no aeroporto. Ele disse que foi ampliado o sistema de drenagem e modernizada a área de check-in. A estrutura do novo terminal é adaptada para Pessoas com Deficiência (PcD) e conta com sinalização de segurança e reforço no sistema de combate a incêndio.
“Nós, hoje, entregamos aqui um equipamento turístico que serve para potencializar o turismo de pesca, mas também o turismo de aventura. Aqui no município de Barcelos nós temos a Serra do Aracá, que tem um potencial turístico gigantesco, temos belas praias, e a Amazonastur vai estar aqui para ajudar a fomentar e fortalecer o turismo da cidade de Barcelos”, afirmou.
Ao longo da entrega, o governador estava acompanhado do ministro do Turismo, Gilson Machado; dos deputados federais Eduardo Bolsonaro e Capitão Alberto Netto; do prefeito de Barcelos, Edson Mendes; dos deputados estaduais Saullo Vianna, Joana D’Arc, Therezinha Ruiz e Delegado Péricles; de secretários estaduais; e vereadores do município e de Manaus. O ex-deputado Hissa Abrahão, autor da emenda destinada à reforma do aeroporto, também participou da inauguração.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação