O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), entregou nesta sexta-feira, 4, armamentos novos. Na ocasião, o governador também lançou a Operação Hórus nos municípios de Parintins e Maués.
Foram entregues 3.865 pistolas beretta calibre nove milímetros e 14 viaturas para as forças de Segurança Pública, como parte do programa Amazonas Mais Seguro. A meta do governo é entregar mais de 11 mil pistolas para os policiais amazonenses até o fim do ano.
Wilson Lima destacou a troca dos armamentos mais modernos para atender o policiamento amazonense. “Estamos trocando o armamento. A pistola P.40 será substituída pela beretta nove milímetros. Quanto às pistolas antigas, vou encaminhar um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa para que esse armamento seja vendido para os policiais que vão comprar a preço de custo de uso pessoal. O objetivo é de que quando o policial volte pra casa, continue sendo policial porque o Estado precisa de segurança”, anunciou.
Reforço
Em relação ao lançamento da Operação Hórus, para proteção das fronteiras, Wilson Lima destacou a parceria com o governo federal. “Enviamos os nossos policiais para a fronteira e quem paga é o governo federal. O presidente Bolsonaro tem tido um olhar diferenciado nessa área de Segurança Púbica. Em parcerias com os prefeitos do interior, vamos qualificar a Guarda Municipal, começando por Autazes. Vamos repassar armas para a Guarda Municipal dos municípios”, anunciou.
Wilson Lima afirmou, ainda, que os PMs do interior também terão direito ao pagamento de horas extras. Além disso, o policiamento no interior será dobrado. “O Amazonas está pagando o maior valor de hora extras do Brasil, que é de R$ 40. Hoje também entregamos viaturas, o que representa uma mudança na Segurança Pública porque os veículos são pick-up. Não dá mais para o policial ir para a rua com carros baixos”, explicou.
O comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Marcus Vinicius, destacou a importância dos novos equipamentos. “Mais uma entrega de equipamentos para a Polícia Militar, que merecia desse olhar diferenciado. São armamentos e viaturas distribuídos tanto para a capital como para o interior. Isso tem refletido com resultados, a partir de dezembro, de redução da criminalidade”, afirmou.
Sobre o novo armamento, a pistola italiana berreta nove milímetros, o coronel destacou a potência em tiros em relação às pistolas PT40, que vinham sendo utilizadas pelos policiais do Amazonas.
O secretário de Segurança do Estado, coronel Carlos Mansur, afirmou que hoje era um dia muito especial para a Segurança Pública com a entrega de novos armamentos. “Em julho do ano passado, o governador Wilson Lima fez o lançamento do programa “Amazonas Mais Seguro”, que originou o Plano Estadual de Segurança Pública com três objetivos básicos. O primeiro é a redução nas taxas de homicídios, além do aumento de número de prisões de lideranças criminosas e a grande apreensão de entorpecentes e armas de fogo”, ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins