setembro 7, 2024 19:58

Vereador faz representação criminal contra ação coordenada dos postos de combustíveis

Nesta sexta-feira, 11, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) fez uma representação criminal no Ministério Público do Amazonas (MPAM) contra a ação coordenada dos donos de postos de combustíveis de aumentar o preço dos produtos em Manaus. A alteração nos estabelecimentos aconteceu no mesmo dia em que a Petrobras anunciou o reajuste.

Acabo de fazer uma representação criminal no Ministério Público do Amazonas pela ação coordenada do cartel da gasolina de Manaus, antecipando o aumento da Petrobras, sendo que nenhum posto do Brasil estava comprando mais caro ontem e eles aumentaram em 1 real, quando o aumento da Petrobras foi de pouco mais de 50 centavos na prática!”, explicou o parlamentar nas redes sociais. 

Guedes prometeu que fará o possível para que a atitude seja punida. Alguns postos chegaram a cobrar mais de R$ 7 pelo litro da gasolina nesta quinta, 10. O valor reajustado começou a valer, na prática, nesta sexta-feira, 11. 

“Isso se configura como crime contra o consumidor e crime contra a economia popular, ambos previstos em Lei. Então, espero que haja persecução penal. Foi aberto o procedimento criminal e administrativo no âmbito do Ministério Público”, explicou o vereador para o Portal O Poder.  

De acordo com o parlamentar, dessa vez o aumento é mais grave porque foi feito no mesmo dia em que a Petrobras anunciou o reajuste. Ou seja, aconteceu sem que os postos comprassem combustíveis com o valor reajustado nas refinarias. 

“Anteciparam o aumento se valendo de uma informação de conhecimento público. É muito mais grave do que parece. Foi desrespeitar a sociedade à luz do dia, sem nenhum temor. Cabe aos órgãos a realização de um inquérito para processar essas pessoas”, desabafou Guedes ao relembrar que o aumento de combustíveis é uma prática comum e antiga em Manaus. 

Após 57 dias sem reajustes nos combustíveis, a Petrobras anunciou nessa quinta-feira, 10, o aumento de 18% para a gasolina e de quase 25% para o diesel. Os valores entraram em vigor a partir desta sexta-feira, 11.

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Reprodução 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!