fevereiro 5, 2025 21:50

Futuro do potássio de Autazes é debatido no Canadá

Para discutir os rumos do agronegócio brasileiro, importação e exportação de fertilizantes e dos projetos para o Brasil, mesmo com a guerra entre Rússia e Ucrânia, o prefeito de Autazes (a 112 quilômetros de Manaus), Andreson Cavalcante (PSC), e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimeno, Tereza Cristina, estão nesta segunda-feira, 13, em Ottawa, no Canadá. O convite foi feito pela Potássio do Brasil, por intermédio do presidente Adriano Espeschit.

Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor mundial de fertilizantes, o maior importador global do produto e importa, aproximadamente, 95% de todo o potássio utilizado na produção agrícola nacional. Com a produção, Autazes pode suprir 25% de toda a necessidade brasileira.

O prefeito Andreson está representando o município de Autazes por ter uma jazida de potássio na região com potencial para abastecer o Brasil na produção de fertilizantes. Dessa maneira, o país pode ficar menos dependente da importação do produto de outros países. “Estou otimista porque vamos conseguir avançar na geração de emprego e renda, e quem ganha é o agronegócio brasileiro, que  gera uma discussão muito grande nesse momento”, afirmou.

O prefeito teve a oportunidade de falar, em nome do município, sobre o potássio que será produzido em Autazes e que deve fomentar a economia na região. Já a ministra Tereza Cristina anunciou que o governo brasileiro vai desenvolver um Plano Nacional de Fertilizantes para que investimentos sejam atraídos à construção da produção doméstica de potássio e fosfato.

“Esse é um projeto exitoso e sustentável, que traz a segurança alimentar não só para o Brasil, mas para muitos países. O Brasil é o maior produtor de vários produtos que nós exportamos para mais de 160 países, então, parabéns ao senhor que pegou esse projeto e nós temos certeza de que vamos conseguir colocá-lo de pé para que, em breve, o Brasil tenha boa parte da sua produção de potássio internamente e depois exportar para o resto do mundo”, ressaltou a ministra.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

STJ rejeita por maioria denúncia contra Wilson Lima

Por 8 votos a 3, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou por maioria nesta quarta-feira, 5, o inquérito...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!