abril 11, 2025 22:02

Deputados do Amazonas deixam definição partidária para última hora

Com o fim da janela partidária previsto para esta sexta-feira, 1º, a semana será decisiva no tabuleiro político dos deputados que correm para definir o partido para qual vão migrar e disputar as eleições deste ano.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a “dança partidária” já começou. No último sábado, 26, o presidente da Aleam, Roberto Cidade, ex-PV, anunciou que vai se filiar ao União Brasil, partido do governador Wilson Lima, que já ganhou o reforço de 48 prefeitos do interior do Amazonas.

O União Brasil também pode ser o destino da deputada Joana Darc (PL), que sempre esteve próxima ao governador Wilson Lima e foi líder do governo na Aleam. Ao ser questionada se iria acompanhar o colega Roberto Cidade no partido do govenador, a deputada preferiu ser cautelosa, mas admitiu que existe a possibilidade de se filiar ao União Brasil, embora esteja avaliando outras siglas.

“Como pré-candidata a deputada estadual não sei dizer ainda, se eu ficarei no PL ou se sairei, estamos conversando e, certamente, eu ficarei onde terei maior chance de lograr êxito nas eleições de 2022”, desconversou.

Fontes dos bastidores políticos confirmaram nesta segunda-feira, 28, que a deputada licenciada Alessandra Campelo (MDB), que deve retornar esta semana para a Aleam, depois de mais de um ano no comando da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), já está de malas prontas para se filiar ao PSC. A deputada vai mesmo dizer adeus ao senador Eduardo Braga e migrar para o antigo partido de Wilson Lima.

Outro parlamentar que também deixar o MDB é o deputado Fausto Júnior, que está há pouco mais de um ano no partido de Eduardo Braga. O destino de Fausto Júnior deve ser o PL.

Ainda segundo a fonte, o deputado Dermilson Chagas (sem partido) está conversando com vários partidos, mas está indeciso entre o Republicanos e o PV. Ainda esta semana, o deputado, que vem guardando esse segredo a “sete chaves”, vai anunciar para onde vai migrar.

Já a deputada Mayara Pinheiro e Álvaro Campelo também vão sair do Progressista do decano deputado Belarmino Lins (PP) e devem desembarcar juntos no Republicanos. O deputado Saullo Vianna (PTB), que vai disputar nesta eleição uma vaga na bancada federal do Amazonas na Câmara dos Deputados, também pode aparecer no União Brasil, que já é a segunda maior bancada federal do Brasil e vem crescendo no interior do Amazonas com a filiação de mais de 40 prefeitos. Ao ser perguntando se poderia ir para o União Brasil ele disse que sim. “Vou definir o meu partido até quarta-feira”, complementou.

O PSDB do pré-candidato ao Senado, Arthur Neto, vai perder a deputada Therezinha Ruiz, que também deve migar para o União Brasil do governador Wilson Lima. A sigla pode ser a maior bancada da Aleam, com quatro deputados. Ao ser questionada sobre qual o seu destino político, a parlamentar também não quis abrir o jogo, embora fontes confirmem que Therezinha Ruiz vem conversando constantemente com o governador Wilson Lima e o seu destino deve mesmo ser o União Brasil ou Republicanos.

“Estou analisando os partidos para que essa decisão esteja alinhada com meus princípios e valores. Ainda nesta semana vou me posicionar sobre a mudança de partido. Portanto, sigo estudando o plano de cada partido para uma escolha assertiva”, ressaltou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Suframa, INPI e Ifam, fortalecem cultura de inovação na Amazônia

O Acordo de Cooperação Técnica nº 04/2022 - firmado entre a Suframa, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!