fevereiro 4, 2026 16:39

Em Humaitá, MPAM investiga violação de princípios da administração pública

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou Inquérito Civil (IC) para investigar a prática de atos de improbidade administrativa, decorrente da violação de princípios da administração pública. O motivo é a terceirização ilícita dos serviços de representação judicial, assessoria e consultoria jurídica pela Prefeitura de Humaitá (a 696,4 quilômetros de Manaus).

A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 1º, no Diário Oficial do MPAM. O documento tem a assinatura eletrônica do promotor de Justiça Weslei Machado.

O promotor de Justiça destacou que o documento trata-se de inquérito civil instaurado para a apuração da prática de violação de princípios da administração pública por causa da terceirização ilícita dos serviços de representação judicial, assessoria, consultoria jurídica e dos indícios de ilegalidades no procedimento licitatório de licitação realizado pela Prefeitura de Humaitá (Processo Licitatório n. 164/2020). 

Weslei Machado disse, ainda, que não restou demonstrado o aumento da demanda, a insuficiência de pessoal ou qualquer outra justificativa plausível para a abertura do processo licitatório de prestação de serviços.

“Não foi comprovada a capacidade técnica das empresas licitantes para executar o serviço, bem como suas sedes são em endereços inconsistentes e que não há funcionários registrados em seus quadros”, afirmou o promotor de Justiça.

No documento, Weslei Machado apontou que as três empresas apresentaram cotação praticamente idêntica, inclusive com o mesmo layout, texto, fonte, tamanho e padrão sequencial. Além disso, não apresentaram planilha de custos para justificar a proposta de preços, nem documento de qualificação técnica ou comprovação de experiência no serviço licitado.

O promotor de Justiça relatou, também, que a empresa vencedora apresentou cotação com valor praticamente igual ao recurso existente para a contratação do serviço licitado.

Leia o documento aqui

 

 

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!