fevereiro 22, 2026 05:03

Projeto de Lei pretende criar RG virtual no Amazonas

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 148/2022, que autoriza a criação do RG Virtual no Estado. A matéria é de autoria do deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade) e está em avaliação nas Comissões Especiais da Aleam.

De acordo com a proposta, RG Virtual trata-se do documento de identidade válido em todo o território nacional em formato digital. A carteira de identidade digital será gerada a partir de aplicativo gratuito, podendo ser utilizadas as tecnologias do Tribunal Superior Eleitoral e demais sistemas oficiais do governo federal.

A matéria determina, ainda, que para emitir o RG Virtual é necessário que o cidadão tenha sua impressão digital na Base de Dados de Identificação Civil, obtido por meio do cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, ou ainda em institutos de identificação parceiros.

A criação do RG Virtual tem como objetivos: I – acesso facilitado por cidadãos a serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS; II – auxiliar na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais, estaduais e municipais; III – maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade; IV – possibilidade da declaração múltipla de filiação; V – união de diversos documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira de Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep.

Ainda poderá ser incluído no documento o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil; declaração de gênero não binário; indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de Doenças (CID).

Ricardo Nicolau afirmou, em sua justificativa, que a medida é reflexo das necessidades sociais, dos fatos sociais e de todo um contexto histórico, voltando para o passado e, ao mesmo tempo, projetado para o futuro. “Geralmente as normas são baseadas em acontecimentos recentes, portanto, o legislador deve ficar atento aos fatos, para que possa elaborar leis que tenham eficácia para determinados assuntos e garantam, de fato, limitações para que não ocorram transgressões jurídicas. A necessidade do avanço tecnológico fundamentado, conforme explicitado nos Direitos de Quarta Geração de Direitos Humanos, e a função do legislador em acompanhar essas evoluções e trazendo para o caso concreto, por meio do nosso ordenamento jurídico brasileiro, motivam a autorização da criação do ‘RG Virtual’ no Amazonas”, ressaltou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!