setembro 8, 2025 14:49

Câmara de Humaitá entra na mira do MPAM por falta de transparência e contrato suspeito

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou um inquérito civil para investigar a falta de transparência da Câmara Municipal de Humaitá (a 696 quilômetros de Manaus). A informação consta no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do órgão ministerial dessa terça-feira, 11.

O inquérito foi instaurado por meio da Portaria n. 4/2021 – 1ª PJH que apura a grave violação aos princípios da administração pública, em especial, dos princípios da legalidade, da publicidade, da eficiência e da isonomia por gestores da Câmara Municipal de Humaitá ao não disponibilizar informações públicas atualizadas em seu sítio eletrônico na internet.

“O inquérito tem finalidade de buscar a cessação da violação do princípio da publicidade, expediu-se recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Humaitá-AM, para que, no prazo de 45 dias, coloque em pleno funcionamento o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Humaitá, em observância às exigências contidas na Lei Complementar n. 131/2009 e na Lei n. 12.527/2011”, diz parte do documento.

Contrato

O órgão ministerial também passou a investigar um contrato de prestação de serviços de impressos gráficos e de serviços de reprografia, além da aquisição de carimbos, cujo contratado é S. M. Pereira Botelho, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 04.276.604/0001-16.

Ao instaurar o procedimento investigatório, o MP determinou, em um prazo de 20 dias, a cópia dos autos de processos em que, no ano de 2021, houve a contratação da S. M. Pereira Botelho e a Câmara.

Locação de embarcação e de veículos

Outro inquérito investiga a locação de embarcação e de veículos por R$ 168 mil. Conforme o documento, a locação firmada entre a Câmara Municipal de Humaitá e a Dilvana Forcelini EIRELI – ME é considerado o valor contratual relativo a quatro anos.

“Há o apontamento, ainda, de vínculos pessoais (parentesco, social e político) entre os contratados e seus parentes e o gestor do órgão legislativo local”, diz outra parte d documento.

 

 

Da redação 

Foto: divulgação 

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!