A desembargadora Carla Reis, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), suspendeu, monocraticamente, nessa quinta-feira, 12, a decisão que cassou e deixou inelegível os mandatos do prefeito de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), Antônio dos Santos, o Tonho (Progressistas). A medida também é válida para o vice Cleucivan Reis (Avante).
Para manter o prefeito de vice no cargo a desembargadora salientou que o afastamento dos chefes do Executivo Municipal de Codajás traria prejuízo irreparável ou de difícil reparação. “Prestigiando a soberania popular e assegurando este Juízo a continuidade do serviço público nos termos do mandato do prefeito”, ressaltou a magistrada.
Cassação
Na última sexta-feira, 6, a Corte do TRE-AM cassou os mandatos de Tonho e Cleucivan por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. O prefeito e o vice foram denunciados pelo adversário durante as eleições de 2020, o engenheiro Miqueias Paz Carvalho (MDB). De acordo com o então candidato concorrente, os eleitos teriam utilizado recursos não declarados na campanha eleitoral.
Da redação O Poder
Foto: Divulgação