Alguns vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) terão novas viagens e diárias autorizadas pelo presidente da Casa Legislativa, David Reis (Avante), para uma visita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo vereador Bessa (SD) nesta segunda-feira, 16.
O parlamentar comentava o rendimento positivo dos atletas amazonenses em competições nacionais e disse que a Universidade da Califórnia gostaria de fazer um convênio com a Prefeitura de Manaus. A “moeda de troca” seria inserir o jiu-jitsu na grade curricular das escolas manauaras.
“A Universidade da Califórnia quis fazer um convênio de intercâmbio, mas desde que a prefeitura inclua o jiu-jitsu na grade curricular dos jovens e das crianças. Isso já é feito em todas as escolas primárias da Califórnia porque é obrigatório”, explicou o vereador.
De acordo com Bessa, ele e o vereador David Reis receberam convite do brasileiro responsável pelo ensino do jiu-jitsu para conhecerem o projeto nos Estados Unidos. A ideia é fazer com que a proposta se concretize na capital amazonense. Além disso, o país quer fazer o intercâmbio porque os atletas amazonenses da modalidade são reconhecidos no mundo todo.
“A primeira iniciativa seria levar 30 jovens amazonenses para estudar nessa universidade para praticar o jiu-jitsu e trazer jovens americanos para conhecer a nossa Amazônia, estudar aqui e conhecer como funciona o jiu-jitsu no Amazonas”, disse Bessa.
O projeto era “secreto” e tramitava internamente, segundo o próprio vereador, que decidiu expor no Pequeno Expediente. “Eu não iria trazer este assunto para a Tribuna porque estamos tratando de maneira interna, mas em breve estaremos em Orlando, na Califórnia, e em uma das maiores universidades americanas”, comemorou Bessa, ao ressaltar, em seu discurso, a importância do esporte como ferramenta de mudança.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM