Dois ministros aposentados receberam em 3 meses R$ 2,7 mi de penduricalhos do STM

Dois ministros do Superior Tribunal Militar (STM) receberam, juntos, R$ 2,7 milhões em penduricalhos, ao longo de três meses. O valor foi pago entre novembro de 2025 e janeiro deste ano, segundo a folha de pagamento do Tribunal.

Os ministros Marco Antônio de Farias e Odilson Sampaio Benzi receberam R$ 2.791.574,79 de bônus nesses três meses. A Corte afirmou que os pagamentos são amparados por lei, acumulados ao longo da carreira dos ministros e “quitados por ocasião da aposentadoria”.

Aposentado em outubro de 2025, Farias recebeu R$ 1.336.586,62 em bônus nos três meses seguintes. Veja o total de cada mês:

  • Novembro/25: R$ 509.625,61
  • Dezembro/25: R$ 420.306,64
  • Janeiro/26: R$ 406.654,37

O Ministro recebeu seis bonificações em novembro, quatro em dezembro e três em janeiro. Os pagamentos variam entre adicional por tempo de serviço, licença compensatória, gratificação natalina, gratificação por exercício cumulativo de jurisdição sem previdência, licença-prêmio e ajuda de custo.

Maior pagamento de bônus a Farias foi referente à licença-prêmio, que somou R$ 909,9 mil em três meses. Além desse benefício, ele também recebeu o total de R$ 15.616,29 em adicional por tempo de serviço e R$ 352.383,03 em ajuda de custo por três meses, enquanto os outros benefícios foram pagos apenas em novembro.

Benzi recebeu R$ 1.454.988,17 em penduricalhos no período. Os totais mensais são:

  • Novembro/25: R$ 606.710,13
  • Dezembro/25: R$ 441.516,76
  • Janeiro/26: R$ 406.761,28

Aposentado em novembro de 2025, Benzi recebeu nove penduricalhos no seu último mês de trabalho. Entre os bônus estão adicional por tempo de serviço e de permanência, licença compensatória, auxílio-alimentação, gratificação natalina, gratificação por exercício cumulativo de jurisdição sem previdência, indenização por férias, licença-prêmio e ajuda de custo.

Comparado a pagamentos anteriores, os dois ministros receberam mais em três meses do que ao longo de um ano. De outubro de 2024 a outubro de 2025, Benzi e Farias receberam, somando salários e bônus, R$ 1,1 milhão cada um.

 

Com informações de UOL Notícias

Últimas Notícias

Sérgio Kruke reage contra nota de Maria do Carmo, expondo racha no PL

Após publicação de nota por meio das redes sociais, Maria do Carmo Seffair (PL), pré-candidata ao governo do Amazonas...

Mais artigos como este