fevereiro 22, 2026 01:04

Comissão debate medida provisória que pode retirar recursos de pesquisa e inovação

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quinta-feira (26) para debater a Medida Provisória 1112/22. Segundo o presidente da comissão e autor do requerimento para o debate, deputado Milton Coelho (PSB-PE), dois artigos da MP representam uma ameaça ao sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

“A medida autoriza que valores antes destinados integralmente para essas áreas sejam utilizados no desmonte e sucateamento de veículos pesados com mais de 30 anos, como caminhões”, alertou.

Pela Lei 9.478/97, são destinados de 0,5 a 1% da receita bruta da produção de óleo e gás para projetos de pesquisa e desenvolvimento no País, como contrapartida ao Estado pela cessão para exploração de bacias petrolíferas. Mas a MP 1112/22 possibilita às empresas aplicar esses recursos, sem limites, para a atividade de desmonte ou de destruição como sucata dos veículos pesados em fim de vida útil. “Essa atividade é inconsistente com o objetivo central da política de Estado para o setor, estabelecida pela própria lei”, criticou Coelho.

Foram convidados para o debate, entre outros:

  • o diretor da Academia Brasileira de Ciências, Álvaro Toubes Prata;
  • o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, Fernando Peregrino;
  • o secretário-executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br), Fábio Guedes Gomes.

Confira a lista completa de convidados

A audiência pública ocorre às 14h30, no plenário 13, com transmissão interativa pelo e-democracia.

 

Da redação O Poder 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!