setembro 9, 2025 04:04

Hospitais da rede pública deverão oferecer kits de adrenalina para casos de alergia grave

Os hospitais da rede pública de Saúde serão obrigados a disponibilizar para os seus pacientes kits de adrenalina para pessoas com quadro de alergia grave. É o que determina o Projeto de Lei nº 251/2022, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), de autoria da deputada Therezinha Ruiz (União Brasil).

Conforme a proposta, as unidades de saúde do Estado do Amazonas, em consonância com a Política Nacional de Medicamentos e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, ficam obrigadas a ofertarem o kit de adrenalina, vulgarmente designada “caneta de adrenalina” autoinjetável. As escolas em articulação com as unidades de saúde da área de abrangência passam a promover a realização de ações de sensibilização, formação e a disponibilização de informação sobre alergias, particularmente, a alimentar, bem como de socorrismo e de urgência.

Therezinha Ruiz afirma, em sua justificativa, que a anafilaxia é uma crise alérgica aguda, grave e potencialmente fatal. Não há como prever se ela irá ocorrer, a pessoa alérgica se previne e tenta controlar, no entanto, ainda assim, pode acontecer. “Por conseguinte, será necessária a utilização de adrenalina, a qual é o medicamento mais importante na crise anafilática, significando expressivo diferencial na reversão da situação. Entretanto, essa está disponível apenas em hospitais e unidades de saúde, porém por ser situação emergencial, o ideal seria o acesso à adrenalina autoinjetável, a qual possui fácil manuseio, podendo ser manipulada por qualquer pessoa. Além disso, a adrenalina é medicamento indispensável e de fácil manuseio em crises anafiláticas”, ressaltou.

O Projeto de Lei será avaliado pelas comissões permanentes da Aleam e votado pelos deputados.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!