setembro 9, 2025 04:03

Projeto que cria Universidade Municipal de Manaus tramita na CMM

Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) um Projeto de Lei para criar a Universidade Municipal de Manaus (UMA). De acordo com o Sistema de Apoio ao Plenário (SAPL), a proposta nº 198/2022 foi apresentada nesta terça-feira, 31.

A matéria não especifica como será construída a instituição de ensino nem como será feito o projeto pedagógico, deixando para o Poder Público Municipal toda a responsabilidade de dar continuidade a ideia. O regime adotado deve ser de Parceria Público-Privada (PPP).

“A Universidade Municipal de Manaus, não gratuita, com pagamento de mensalidades a preços subsidiados, tem a finalidade de formar profissionais especializados nos mais diversos campos das atividades sociais e econômicas do Município”, explica o autor do PL nº 198/2022, Diego Afonso (UB).

O principal motivo para criação seria, conforme o vereador, que as vagas ofertadas pelas instituições públicas e particulares são insuficientes para a quantidade populacional de Manaus e para a quantidade de mão-de-obra demandada no Distrito Industrial. Sendo assim, o objetivo seria fornecer profissionais para o mercado de trabalho. 

Em sua justificativa, o autor fala que a UMA poderá ser concebida por meio de concessão patrocinada ou por outro dispositivo, de acordo com a conveniência das partes interessadas. O vereador também afirma que o Poder Executivo pode estabelecer como contrapartida a cessão da área, a isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS) e de Imposto Patrimonial Territorial Urbano (IPTU), dentre outros incentivos fiscais e benefícios creditícios ou financeiros. Afonso defende que o PL não vai gerar despesas para o Poder Executivo. 

“A implantação desse Projeto de Lei – pela magnitude da causa e o alcance social – não vai gerar despesas para o Poder Executivo Municipal porque já existem profissionais altamente capacitados dentro dos quadros da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de outras entidades municipais, estaduais, federais e particulares que podem formar uma comissão de notáveis para definir o decreto de regulamentação deste projeto de lei. Por outro lado, a Uma, na qualidade de Universidade paga, com mensalidades subsidiadas, deverá ser mantida pelos próprios alunos”, afirma.

A íntegra do PL nº 198/2022 está aqui

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Robervaldo Rocha/CMM 

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!