fevereiro 21, 2026 22:32

TCE-AM admite representação contra Prefeitura de Tabatinga na contratação de Wesley Safadão

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aceitou uma representação contra a Prefeitura de Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus), por suspeita de irregularidades na contratação do cantor Wesley Safadão. A informação foi publicada no Diário Eletrônico da Corte de Contas.

A representação foi ingressada pela Secretaria Geral de Controle Externo (Secex), em face do prefeito Saul Nunes Bemerguy, para apuração de possível procedimento ilegítimo e antieconômico constatado na contratação, por inexigibilidade, de artistas musicais, com valores vultosos, em detrimento de investimentos nas áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública e Saneamento no Município de Tabatinga.

O Tribunal informou que tem acompanhado de forma concomitante, as contratações de artistas com valores exorbitantes nos municípios do Amazonas. Em contraponto a estas contratações, vários destes municípios apresentam indicadores de vulnerabilidade social; investimentos precários no saneamento básico, na infraestrutura da saúde e da educação básica.

“É conhecimento da Secex a informação de que o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Tabatinga, ajuizou Ação Civil Pública (ACP), com pedido de tutela de urgência, para suspender a realização de show artístico do cantor Wesley Safadão no VIII Festisol 2022.

No entanto, segundo o TCE, em pesquisa realizada nos Diários Oficiais dos Municípios e do Estado do Amazonas, ainda não foi encontrada nenhuma publicação de ratificação de Inexigibilidade ou qualquer outra menção à respeito da contratação de artistas musicais para o VIII Festisol 2022.

“Ademais, considerando que, além da legalidade estrita dos procedimentos licitatórios e das contratações públicas, deve-se observância aos aspectos de legitimidade social e de economicidade, com vistas a aplicar os recursos públicos com responsabilidade social e com eficiência, visto que estes recursos são cada vez mais escassos sob o prisma macroeconômico”, disse a Corte de Contas.

Ao analisar a representação, o TCE resolveu admitir o procedimento e encaminhar a denúncia ao relator das contas da Prefeitura de Tabatinga.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!