Entre os deputados federais, 446 são candidatos a mais um mandato na Câmara Federal. A tentativa de reeleição é a maior entre todas as eleições desde 1990, com um índice de 87%, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por conta do processamento de dados da Justiça Eleitoral, os números são parciais e podem aumentar. No entanto, as candidaturas registradas até o momento já ultrapassaram os anos anteriores.
Até então, a eleição que tinha o maior índice de candidaturas à reeleição era a de 1998, com 443 deputados tentando uma nova vaga. Neste ano, o índice de tentativa de reeleição na Câmara é de 87%.
Na eleição em 2018, dos 513 deputados federais, 274 foram reeleitos, ou seja, 53% do total da Câmara, de acordo com números do Diap. A expectativa dos próprios parlamentares agora é que a quantidade aumente e afaste o foco de “renovação” observado na última campanha.
Metade volta
Em relação à bancada do Amazonas, composta por oito deputados, a expectativa é de que a renovação seja de 50% na eleição deste ano. Com exceção do deputado Bosco Saraiva (Solidariedade), que está fora da disputa federal e vai buscar uma das 24 cadeiras de deputado estadual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os demais deputados José Ricardo (PT), Silas Câmara (Republicanos), Delegado Pablo (União Brasil), Sidney Leite (PSD), Atila Lins (PSD), Capitão Alberto Neto (PL) e Marcelo Ramos (PSD), permanecem na disputa com boas chances de reeleição. A questão financeira com a distribuição do Fundo Eleitoral vai ser fundamental para quem tiver mais prestigio no partido.
Renovação
Na eleição de 2014 para 2018, houve uma renovação de 75 % na bancada do Amazonas e somente Silas Câmara (PSD) e Átila Lins (PSD) retornaram. Perderam o mandato Arthur Bisneto (PSDB), Alfredo Nascimento (PL), Conceição Sampaio (PP), Marcos Rotta (à época pelo MDB), Hissa Abrão (então candidato do PPS)e Pauderney Avelino (que fazia parte do DEM).
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder