Para garantir êxito nas eleições, os candidatos precisam ter apoio de diferentes autoridades. O candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), por exemplo, está cada vez mais fortalecido em relação aos seus adversários por contar com o apoio da maioria da bancada do Amazonas na Câmara Federal, Assembleia Legislativa (Aleam), além dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Na lista de apoiadores ainda tem o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que, por conseguinte, atrai deputados federais bolsonaristas como Capitão Alberto Neto (PL) e Delegado Pablo (União Brasil), além dos deputados Marcelo Ramos (PSD), Átila Lins (PSD) e Silas Câmara (Republicanos), que também declaram apoio ao governador do Amazonas.
Por sua vez, o candidato Eduardo Braga tem o apoio de José Ricardo (PT). Já Ricardo Nicolau (Solidariedade) caminha junto com o colega de partido, deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade). Sem o apoio de nenhum dos deputados da bancada federal do Amazonas, aparece o candidato Amazonino Mendes (Cidadania).
Aleam
O governador Wilson Lima também aparece bem entre os 24 deputados da Aleam, ao garantir apoio de 80% dos parlamentares estaduais. Já candidato Ricardo Nicolau (Solidariedade) tem o apoio de um deputado, igualmente a Eduardo Braga e Amazonino Mendes.
CMM
Na Câmara Municipal do Amazonas (CMM), que tem 41 vereadores, o domínio do atual governador também é significativo com 31 parlamentares que vão marchar com Wilson Lima nesta eleição. Na CMM, Amazonino Mendes já aparece um pouco melhor com o apoio de três vereadores. Já Eduardo Braga e Ricardo Nicolau têm um vereador aliado cada.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder