Encerra nesta segunda-feira, 12, a análise dos registros e recursos de candidatas e candidatos no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), seguindo o prazo final estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aqueles que não tiverem as candidaturas deferidas não terão os votos computados e dificilmente conseguirão um mandato.
O candidato que tem a candidatura indeferida pode recorrer ao TSE e continuar em campanha, mas não tem os votos computados para efeito de eleição. Somente se conseguir se registrar na instância superior é que o candidato tem os sufrágios contados oficialmente e pode ter acesso ao mandato.
Um dos casos no Amazonas nesta eleição é o do ex-vereador Chico Preto (Avante), que não conseguiu a candidatura registrada pelo partido e solicitou o registro como candidato avulso, até o momento em sucesso. Chico Preto perdeu na primeira votação em plenário no TRE-AM, está tentando embargar a decisão e já admite recorrer ao TSE. Mesmo assim, o candidato ao Senado pode continuar em campanha porque recebeu o CNPJ para tal, mas não terá os votos computados.
Da Redação O Poder
Foto: Acervo O Poder