novembro 22, 2024 08:33

Com eleições nas casas legislativas, cada presidente está colhendo o que plantou

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) devem trocar a presidência para o próximo biênio 2023-2024. As escolhas estão previstas para dezembro. 

O atual presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), deve concorrer ao cargo novamente. Em dois anos, o parlamentar teve uma administração exitosa. Cidade também conta com o apoio dos demais parlamentares. Além disso, Cidade foi o mais votado no pleito de 2022 e tem uma relação sólida com o governador Wilson Lima (União Brasil).

No primeiro semestre deste ano, o presidente da Aleam apresentou 263 Projetos de Lei, teve 107 leis sancionadas e fez repasses, por meio de emendas, no valor de R$ 28 milhões para Saúde, Educação, Infraestrutura e fomento à produção rural.

Parlamento municipal

Já David Reis (Avante) teve uma administração envolvida em escândalos. O Parlamento municipal foi alvo de críticas por conta dos “caprichos” do seu presidente. Reis quis fazer um novo anexo milionário, conhecido como “puxadinho”, fez várias licitações com valores altos, concedeu diárias e passagens e protagonizou discussões no plenário. Tais situações “apagaram” o marco de alta produtividade dos vereadores. 

Após perder a eleição para deputado federal, o vereador tenta alterar o Regimento Interno para cravar uma reeleição. Atualmente, o regulamento pede que o presidente da Casa Legislativa seja trocado a cada dois anos e impede uma manutenção de mandato por mais dois anos. 

Dentre os vereadores, os nomes cotados para concorrer à presidência da Câmara são os vereadores Marcelo Serafim (Avante) e Rodrigo Guedes (Republicanos), um dos principais opositores de David Reis. 

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

Após denúncia do Portal O Poder, TCE-AM suspende licitação em Autazes por suspeita de irregularidades

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu a licitação para o hospital de Autazes. A suspensão...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!