O Ministério Público do Amazonas (MPAM) vai investigar “gatos” feitos pela Prefeitura de Ipixuna (a 1.363 quilômetros de Manaus). A denúncia é da Amazonas Energia, por meio de peça processual. A Portaria de Promotoria nº 2022/0000109353 foi publicada no Diário Oficial do órgão ministerial dessa quarta-feira, 16.
Conforme o documento, a denúncia recebida pelo MPAM é de que a Prefeitura de Ipixuna estaria pagando as faturas de energia elétrica de um estabelecimento comercial particular, conhecido por “Churrasquinho da Mary”. Além disso, a prefeitura estaria, supostamente, fazendo “gatos” ou furtando energia elétrica por parte dos agentes públicos.
“Instaurar o presente Procedimento Preparatório , com fundamento no artigo 26 da Resolução n.006/2015-CSMP, para apurar e identificar os responsáveis pelos supostos atos ilícitos ou irregularidades descritos e apontados pela Amazonas Energia em peça processual defensiva juntada nos autos do processo nº 0600032-82.2022.8.04.4500, relativos a pagamento pelo município de faturas de energia elétrica de particulares e suposta fraude de energia elétrica ou ‘religação por conta própria’ de medidor em imóvel de propriedade ou utilizado pela municipalidade”, diz trecho da Portaria.
O promotor de Justiça Vítor Rafael de Morais Honorato, que assina o documento, também determinou a expedição de ofício a Amazonas Energia S/A para que esclareça e forneça comprovação do pagamento das contas de energia do “Churrasquinho da Mary” e do furto, por meio de “gato” da prefeitura.
Veja:
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/O Poder