Em quatro anos, deputados federais de Roraima gastaram quase R$ 15 milhões do ‘Cotão’

Roraima – Ao longo dos últimos quatro anos de mandato, os deputados federais de Roraima não economizaram e conseguiram “torrar” quase R$ 15 milhões da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o “Cotão”.

Conforme dados declarados pelos próprios parlamentares, o valor das despesas somadas dos federais de Roraima chega ao montante exato de R$ 14.364.240,93, de acordo com levantamento feito pelo O Poder.

Dos oito deputados que fazem parte da bancada roraimense, Jhonatan de Jesus (Republicanos) foi o que mais gastou, R$ 2.002.277,47. Em quase todos os anos, o parlamentar conseguiu gastar mais de meio milhão de reais da cota. A maior parte da despesa foi com a divulgação da atividade parlamentar, R$ 1.077.948,77.

Também sem economizar, Shéridan Ramos (PSDB) pediu reembolso de R$ 1.902.333,57. Em praticamente todos os anos, a parlamentar gastou quase o mesmo montante, cerca de R$ 500 mil. Assim como Jhonatan, Shéridan também dedicou boa parte da verba para a divulgação da atividade parlamentar, R$ 393.420,93.

Shéridan abriu mão de uma possível reeleição e apoio a candidatura do marido, o empresário Duda Ramos, que foi eleito deputado federal no pleito de 2022.

Joenia Wapichana (Rede), que não conseguiu a reeleição, também se destacou ao pedir reembolso da cota para o exercício da atividade parlamentar no valor de R$ 1.764.876,90, sendo R$ 492.990,00 somente para o aluguel de veículos.

‘Não pouparam’

Aliado do governador Antonio Denarium (PP), Hiran Gonçalves também usou o “cotão” para as mais variadas finalidades. Ao todo, foram mais de R$ 1,7 milhão de recursos públicos gasto pelo por Hiran no último mandato.

Em 2019, Hiran teve o maior gasto, mais de R$ 500 mil. Nos últimos três anos, o então deputado progressista seguiu no mesmo ritmo sem poupar. Hiran foi eleito senador por Roraima nas eleições de 2022.

Da mesma forma ocorreram com os deputados Haroldo Cathedral (PSD-RR) e Ottaci Nascimento (SD), que tiveram gastos semelhantes, sendo, respectivamente, R$ 1.662.327,43 e  R$ 1.759.538,21. Ambos utilizaram a verba para locação de veículos, passagens aéreas, combustível, além de outros serviços.

Os deputados Edio Lopes (PL) e Antonio Nicoletti (UB) completam a lista dos deputados federais de Roraima. Assim como os demais, ambos os parlamentares usaram os recursos para várias finalidades. Edio gastou R$ 1.874.606,65, enquanto que Nicoletti R$ 1.686.030,87.

A Cota 

A cota parlamentar é o valor que os membros do Poder Legislativo (deputados federais e estaduais, senadores e vereadores) têm direito para cobrir despesas em função da atividade como parlamentar.

 

Da redação

Foto: Montagem

Últimas Notícias

Sérgio Kruke reage contra nota de Maria do Carmo, expondo racha no PL

Após publicação de nota por meio das redes sociais, Maria do Carmo Seffair (PL), pré-candidata ao governo do Amazonas...

Mais artigos como este