O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), destacou a promulgação da Lei nº 5.362/2020, de sua autoria. A norma institui a campanha “Água Mais Vida”, que pretende estimular o consumo consciente de água, além de debater sobre a importância do hábito de beber água regularmente para estimular a sociedade e melhorar a saúde da população.
Na avaliação de Roberto Cidade, o consumo pessoal de água é uma medida para amenizar danos físicos e, consequentemente, minimizar a busca por atendimento médico decorrente da falta do consumo adequado de água.
“Uma campanha que chame a atenção para a necessidade de bebe água regularmente pode estimular toda a sociedade em adotar esse cuidado com a saúde. A Campanha “Água Mais Vida” nada mais é do que uma forma de transformar essa necessidade em política pública que favoreça a saúde e o bem-estar da população. Isso contribui com o privado e o público que favoreça a saúde e o bem-estar da população. Isso contribui com o privado e o público na media em que diminui a procura por atendimento médico, por exemplo”, justificou.
O deputado afirmou ainda que a falta de água no organismo pode causar desidratação, processo que afeta de diferentes formas os órgãos e os sistemas, podendo provocar cansaço excessivo, dor de cabeça, pele ressecada e enfraquecimento funcional.
Já os principais benefícios do consumo de água são: controle da pressão sanguínea, prevenção de cãibras, proteção do coração, melhora do funcionamento do intestino e dos rins, além de melhor transporte de nutrientes no organismo, aumentando a resistência física, auxiliando no emagrecimento, facilitando a absorção de vitaminas, protegendo os olhos e a pele, entre outros.
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde em seu guia alimentar voltado para a população brasileira, a quantidade de água ideal a ser consumida vai variar de acordo com a idade e peso da pessoa, mas em média o valor se mantém aproximadamente dois litros de água por dia.
Da Redação O Poder, com informações da assessoria
Foto: Divulgação