novembro 21, 2024 17:56

CIEAM debate com bancada do Amazonas desafios da Zona Franca de Manaus

Para debater os desafios da Zona Franca de Manaus (ZFM) que serão enfrentados no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou um café da manhã com a bancada parlamentar federal do Amazonas, em Brasília, na quarta-feira, 15. Além dos industriários amazonenses, participaram deste evento as principais entidades da indústria – FIEAM, ELETROS, ABRACICLO e ABIR.

Os deputados fededrais Sidney Leite (PSD), Saullo Vianna (Uniãop Brasil) e Alberto Neto (PL), participaram da reunião, além do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedecti), Pauderney Avelino, que vem transitando bem em Brasília em contato com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Toda a parte estrutural do encontro foi viabilizada pelo economista Farid Mendonça.

O presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), empresário Luiz Augusto Rocha, durante o evento, destacou o alinhamento entre os representantes da indústria e a bancada amazonense e o trabalho dos parlamentares nas pautas de interesse do estado do Amazonas para o Brasil.

“Agradecer a presença das entidades representativas da Indústria do Amazonas, mas especialmente agradecer a valorosa bancada federal do estado do Amazonas. Pudemos constatar, nestes dias de trabalho no Congresso, a enorme importância nacional dos nossos parlamentares, sempre trabalhando no interesse do Amazonas e do Brasil”, afirmou o empresário.

Durante a reunião foram destacadas a importância de um discurso unificado para a proteger o modelo econômico ZFM, à união das instituições, a importância de todos chegarem a um ponto comum para a reforma e o reforço da manutenção da segurança jurídica e previsibilidade. Foram apresentados os resultados de comprovam a efetividades do modelo, levando em consideração que o Polo é superavitário e mantém 100% a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Nesta agenda, os empresários apresentaram um painel com a participação do vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares (ABRACICLO), Marcos Fermanian, o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), Alexandre Horta e o presidente-executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros), Jorge Jr e o titular da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino.

Pautas da reunião

⁃ Reforma Tributária
⁃ Renovação dos Incentivos da SUDAM
⁃ Unificação da temporalidade dos incentivos fiscais nos diversos marcos regulatórios
⁃ Melhora da Governança
⁃ 1) Fundos regionais – CT Amazônia
⁃ 2) P&D
⁃ 3) PPB
⁃ Abertura comercial
⁃ Projetos de lei que apresentam riscos aos negócios do PIM
⁃ Excluir a ZFM dos Demonstrativos de Gastos Tributários – DGT, pois trata-se de investimento.

Da Redação O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!