Para debater os desafios da Zona Franca de Manaus (ZFM) que serão enfrentados no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou um café da manhã com a bancada parlamentar federal do Amazonas, em Brasília, na quarta-feira, 15. Além dos industriários amazonenses, participaram deste evento as principais entidades da indústria – FIEAM, ELETROS, ABRACICLO e ABIR.
Os deputados fededrais Sidney Leite (PSD), Saullo Vianna (Uniãop Brasil) e Alberto Neto (PL), participaram da reunião, além do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedecti), Pauderney Avelino, que vem transitando bem em Brasília em contato com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Toda a parte estrutural do encontro foi viabilizada pelo economista Farid Mendonça.
O presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), empresário Luiz Augusto Rocha, durante o evento, destacou o alinhamento entre os representantes da indústria e a bancada amazonense e o trabalho dos parlamentares nas pautas de interesse do estado do Amazonas para o Brasil.
“Agradecer a presença das entidades representativas da Indústria do Amazonas, mas especialmente agradecer a valorosa bancada federal do estado do Amazonas. Pudemos constatar, nestes dias de trabalho no Congresso, a enorme importância nacional dos nossos parlamentares, sempre trabalhando no interesse do Amazonas e do Brasil”, afirmou o empresário.
Durante a reunião foram destacadas a importância de um discurso unificado para a proteger o modelo econômico ZFM, à união das instituições, a importância de todos chegarem a um ponto comum para a reforma e o reforço da manutenção da segurança jurídica e previsibilidade. Foram apresentados os resultados de comprovam a efetividades do modelo, levando em consideração que o Polo é superavitário e mantém 100% a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Nesta agenda, os empresários apresentaram um painel com a participação do vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares (ABRACICLO), Marcos Fermanian, o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), Alexandre Horta e o presidente-executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros), Jorge Jr e o titular da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino.
Pautas da reunião
⁃ Reforma Tributária
⁃ Renovação dos Incentivos da SUDAM
⁃ Unificação da temporalidade dos incentivos fiscais nos diversos marcos regulatórios
⁃ Melhora da Governança
⁃ 1) Fundos regionais – CT Amazônia
⁃ 2) P&D
⁃ 3) PPB
⁃ Abertura comercial
⁃ Projetos de lei que apresentam riscos aos negócios do PIM
⁃ Excluir a ZFM dos Demonstrativos de Gastos Tributários – DGT, pois trata-se de investimento.
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder