Roraima – O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na manhã desta segunda-feira, 13, em Roraima, para participar da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas do Estado.
Conforme divulgado pelo Planalto, a previsão é de que o presidente chegue em solo roraimense às 10h, na Base Aérea de Boa Vista, onde será recepcionado por autoridades locais.
Ao desembarcar em Roraima, Lula segue direito para o Centro Regional das Lideranças Indígenas, localizado na região do Lago do Caracaranã – Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
O presidente ficará no evento até às 14h. Em seguida, volta para Base Aérea de Boa Vista, onde levanta voo com destino a Brasília.
Expectativa
A chegada do presidente é esperada com otimismo pelos indígenas e pelos órgãos públicos. Há uma expectativa de que o presidente deve anunciar um pacote de melhorias para a Saúde Pública Indígena.
Nos últimos anos, os povos indígenas, em especial os Yanomami, passaram a sofrer com uma grave crise sanitária e de desnutrição, ocasionando a morte de centenas de indígenas.
Primeira visita
O presidente Lula esteve em Roraima pela última vez no dia 21 de janeiro deste ano, oportunidade que visitou o estado para acompanhar de perto a situação sanitária dos povos indígenas Yanomami.
À época, durante discurso, o presidente prometeu que em breve voltaria ao estado para participar da Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima.
Da redação
Foto: Divulgação