fevereiro 21, 2026 13:25

Roberto Cidade destaca parceria com Defensoria Pública para fortalecer proteção à mulher

Para fortalecer a proteção à mulher, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), e o defensor público-geral do Estado do Amazonas (DPE-AM), Ricardo Queiroz de Paiva, assinaram um termo de acordo de cooperação técnica. O objetivo é promover a proteção integral dos direitos da mulher.

O termo foi assinado por intermédio da Procuradoria Especial da Mulher da Aleam. “A defensora Dra. Carol Carvalho chega para somar, para cumprir com seu papel e dar o suporte necessário para o trabalho que vem sendo executado pelas deputadas Alessandra Campêlo e Mayra Dias, na Procuradoria. A Assembleia não pode resolver diversas situações se não tiver o apoio da Defensoria e esse acordo técnico foi a forma que encontramos para dar agilidade aos processos, para que as coisas aconteçam. Considero essa assinatura um avanço porque permitirá que as mulheres que vêm à Procuradoria, em busca de apoio, consigam a agilidade que buscam. Quem ganha são as mulheres, é a sociedade”, afirmou.

Presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, a deputada Alessandra Campêlo (PSC) ressaltou que a assinatura do termo permitirá que os acordos firmados na Aleam tenham validade jurídica, mesmo sendo firmados fora do âmbito da Justiça.

“Esse acordo é muito importante porque vamos conjugar esforços e uma estrutura, tanto da Assembleia quanto da Defensoria, para que as mulheres tenham mais efetividade na garantia dos seus direitos. Além do primeiro atendimento na Assembleia, essa mulher vai ter o acompanhamento desse processo mesmo nos casos que forem judicializados. Há, ainda, os casos que poderemos mediar e firmar acordos que terão validade, inclusive jurídica, embora feitos fora do âmbito da Justiça. Nosso objetivo é garantir o direito da mulher e ajudar na prevenção”, afirmou.

De acordo com o defensor público-geral, Ricardo Queiroz de Paiva, a assinatura do termo é um passo importante, um marco significativo e um grande avanço da Defensoria Pública e da Assembleia Legislativa do Estado no sentido de contribuir para extirpar a violência contra a mulher. “Essa parceria, além de acolher a mulher vítima, permitirá cuidar de outras situações que surgem, como violência, regularização da guarda, da pensão alimentícia e outras. A Defensoria Pública está à disposição da Assembleia para essa e futuras parcerias”, destacou.

 

 

Da Redação, com informações da assessoria

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!