fevereiro 21, 2026 17:44

Aleam vai reajustar salários de servidores em 5,47%

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 296/2023, de autoria da Mesa Diretora. O objetivo é reajustar em 5,47% os vencimentos dos servidores ativos e inativos por conta da data-base dos funcionários do Poder Legislativo.

De acordo com o artigo 1º da matéria, o vencimento dos servidores efetivos da Aleam fica reajustado no percentual de 5,47%, conforme o índice apurado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), no período compreendido entre março de 2022 e fevereiro de 2023.

As despesas decorrentes do reajuste concedido por esta Lei correrão à conta do
orçamento anual deste Poder Legislativo. Esta lei entra em vigor na data da sua publicação, com efeitos financeiros retroativos a 1º de março de 2023, em cumprimento à data-base fixada para os servidores do Poder Legislativo estadual.

Segundo a justificativa da Mesa Diretora, o presente projeto de lei quer assegurar aos servidores efetivo do Poder Legislativo estadual, ativos e inativos, o pleno cumprimento da garantia que lhes é franqueada pelo art. 37, X, da Constituição da República, que trata do direito à revisão anual de remuneração dos servidores, sem distinção de índices. A mesma garantia, por sinal, é endossada na Constituição do Amazonas, no art. 109, VIII, combinado o com o art. 44 da Lei n.º 3.013/2005, que versa sobre o reajuste anual (mês de março) do vencimento dos servidores efetivos da Casa legislativa.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!