abril 29, 2025 07:32

RR: Em discurso na ALE, deputado cobra esclarecimentos sobre falta de cirurgias e médicos no Estado

Roraima – Em discurso na sessão ordinária desta quarta-feira, 12, o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) pediu ao presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Dr. Cláudio Cirurgião (União), que convoque a direção do Hospital Geral de Roraima (HGR) para prestar esclarecimentos sobre a falta de médicos e realização de cirurgias.

“Um paciente de São Luiz [Sul de Roraima], que está com uma bolsa de colostomia que deveria ter sido retirada em 90 dias, já está com ela há um ano e três meses. É a quarta vez que é marcada a cirurgia dele e ele é dispensado. Não tem anestesista nem médico. Temos também um rapaz que trabalha como mecânico e está ‘pendurado’ em duas muletas, precisa fazer uma cirurgia urgente de coluna e está impossibilitado de trabalhar”, lamentou.

Em aparte, o presidente da comissão, que é médico efetivo no Estado, endossou a solicitação do colega de parlamento e complementou que diariamente recebe denúncias sobre a falta de profissionais.

“Ontem, passei uma situação ao governador de Roraima sobre o hospital de Baliza, que também está sem direção desde domingo e sem médico desde esta terça, com crianças internadas e uma gestante que estava esperando ser transferida e teve que ser por um enfermeiro. Até esta manhã, ainda não tive resposta se tem médico lá para atender a população”, comentou.

Saúde estadual na ‘UTI’

Desde o primeiro mandato da gestão do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), a Saúde pública estadual tem sido o principal gargalo na gestão. Em menos de quatro anos, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) teve nove titulares.

Mesmo na atual gestão da secretaria da pasta, Cecília Lorenzon, as reclamações e denúncias são constantes. Conforme os usuários, além da demora nos procedimentos cirúrgicos e a ausência de médicos, também são recorrentes a falta de medicamentos e materiais.

 

Da redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!