fevereiro 22, 2026 11:47

Visita do GT da Reforma Tributária no AM pode fortalecer ZFM

A reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Tributária da Câmara dos Deputados desta sexta-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), mostrou para os deputados federais de outras regiões brasileiras os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM). O objetivo era debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45 de 2019 e seus efeitos sobre o modelo econômico com os representantes locais além de mostrar, in loco, a produtividade da indústria na região. 

O mais importante para nós, em relação à Zona Franca, é manter o modelo econômico de desenvolvimento regional, que é muito bem sucedido, preservando a floresta”, declarou o secretário estadual de Fazenda, Alex Del Giglio. 

O principal pedido é que a Reforma Tributária mantenha os incentivos fiscais da ZFM, que estão previstos na Constituição. Isso porque existe a possibilidade de que com a simplificação do sistema tributário, proposto pela PEC 45 de 2019, o modelo econômico perca incentivos fiscais, a carga tributária aumente e, consequentemente, o investimento na região seja desestimulado. 

“Quando, em 2010, se aprovou a prorrogação, da qual eu fui o relator, os incentivos foram preservados até 2073. Não se pode agora retirar esses incentivos, sob pena das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) entrarem na justiça alegando direito adquirido”, observou o deputado federal Átila Lins (PSD-AM). Apesar da preocupação, o relator da PEC, Agnaldo Ribeiro (PP-PB) garantiu que as especificidades da região não serão esquecidas.

Estiveram presentes na reunião os deputados federais o coordenador do GT, Reginaldo Lopes (PT-MG); o relator da PEC, Agnaldo Ribeiro (PP-PB); os deputados federais Adail Filho (Republicanos), Saullo Vianna (União Brasil), Átila Lins (PSD) e Sidney Leite (PSD); o representante da Aleam, deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil); o secretário estadual de Fazenda, Alex Del Giglio; o secretário estadual Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Pauderney Avelino; a vice-governadora do Acre, Mailza Assis da Silva, além de outras autoridades.  

Visita ao Polo

A agenda do GT começou de manhã. Os deputados federais que integram o GT visitaram a fábrica da Honda, no Distrito Industrial, na Zona Sul. O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), estiveram presentes. O Chefe do Executivo estadual reforçou a importância da garantia constitucional e da competitividade da ZFM. 

“No final, essa atividade representa 70% da economia do estado do Amazonas. O apelo que fiz conversando com eles (os deputados) é que sejam mantidos os incentivos da Zona Franca de Manaus, mas não só no texto da reforma tributária, mas entenda que é preciso que seja garantida a competitividade das empresas que estão aqui no sentido de continuar inovando”, afirmou Wilson Lima.

De acordo com o governador, a ZFM emprega, direta e indiretamente, aproximadamente, 500 mil pessoas e que a indústria representa algo em torno de 30% do Produto Interno Bruto (PIB), além de 47% de arrecadação de ICMS do estado do Amazonas.

Wilson Lima lembrou ainda que já esteve com o presidente Lula (PT) e com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin para tratar especificamente da Zona Franca de Manaus e que o Governo Federal sinalizou de forma positiva para o pleito do Amazonas. 

O Governo também criou um Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos para atuar em defesa da ZFM, acompanhado as discussões da reforma tributária, e que quando houver o detalhadamente da reforma, o Estado formatará uma proposta para garantir o diferencial do modelo que contribui para a preservação da floresta amazônica.

Abraciclo e CIEAM

Em documento conjunto, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas Bicicletas e Similares (Abraciclo) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) enviaram proposta ao governador e secretários enviaram as suas considerações sobre a ZFM para que conste no debate da Reforma Tributária. As propostas defendem o modelo econômico  e são feitas por quem vive a ZFM em seu dia-a-dia. 

A proposta principal é instituir o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) na tributação deo PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. A íntegra está aqui

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Secom/Governo do Amazonas 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!