Alegando crise econômica e contenção de gastos, o prefeito Simão Peixoto (PP) já exonerou mais de cem servidores da Prefeitura de Borba (a 150 quilômetros de Manaus). As demissões começaram no dia 3 de abril, de acordo com o Decreto nº 047/2023, publicado no último dia 14.
De acordo com o documento, a medida “dispõe sobre a exoneração de pessoal, destinada ao ajuste fiscal de contenção de gastos, ao restabelecimento do equilíbrio econômico e financeiro no âmbito da administração direta e indireta no município de Borba, fixa diretrizes e restrições para a redução e otimização de despesas e ampliação das receitas”.
Segundo informações dos bastidores políticos, a maioria das pessoas que foram exoneradas participaram da recepção do prefeito Simão Peixoto, no dia 11 de março, quando ele deixou a cadeia e foi recebido com festa no porto da cidade.
A medida impopular do prefeito deixou centenas de famílias revoltadas em Borba. Os moradores não descartam a possibilidade de protestos nas ruas da cidade contra Simão Peixoto.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder