setembro 8, 2025 15:19

Aleam repercute demissões feitas por Simão Peixoto e sugerem pedido de impeachment

A demissão de mais de 100 servidores públicos determinada pelo prefeito de Borba (a 150 quilômetros de Manaus), Simão Peixoto (PP), em pleno Dia do Trabalhador, conforme divulgado pelo Portal O Poder, repercutiu nesta terça-feira, 2, entre na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Os deputados sugeriram que a Câmara Municipal de Borba entre com um pedido de impeachment contra o prefeito.

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), foi o primeiro a usar a tribuna criticando o prefeito de Borba. O parlamentar afirmou que sabe do descaso do prefeito com a população. “Venho tratar de algo lamentável que me deixa indignado. No dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, o prefeito vai para rádio comunitária de Borba para dar satisfação das pessoas que ele demitiu. A publicação no Diário Oficial do Município relata que 109 pessoas que foram demitidas, em sua maioria, mães de família. Esse prefeito só faz coisas absurdas e temos que denunciar”, alfinetou.

Rozenha (PMB) chegou a chamar o prefeito Simão Peixoto de “aloprado” e incauto. “O prefeito Simão carece de miolo. Ele não é uma pessoa que merece estar no Executivo de nenhuma cidade do país. A maioria das demissões é na Saúde e Educação. Dar uma notícia dessa no dia 1º de maio é ser, no mínimo, louco”, afirmou.

Na esteira do colega, a deputada Alessandra Campêlo (PSC) criticou o prefeito de Borba, a quem chamou de mau caráter e violento. “Ele não merece estar no cargo que está. Foi eleito por um terço da população e mais uma vez comete um ato injusto e que nos indigna. O prefeito poderia começar prestando contas dos recursos que ele recebe, porque não diminuiu o repasse do SUS para o município. Nem da Educação e Fundeb, ao contrário aumentou. Um prefeito que compra asfalto e contrata merenda escolar em um mercadinho do primo, que é tipo posto Ypiranga, que vende do alfinete ao foguete”, enfatizou.

Já Dan Câamra (PSC) sugeriu que a Câmara Municipal entre com o pedido de impeachment do prefeito de Borba. “Ele presta um desserviço ao município. Anunciar demissões no Dia do Trabalhador, chamando as pessoas para um ringue, isso é um absurdo”, disse.

Wilker Barreto (Cidadania) sugeriu que a Aleam acione o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para fiscalizar as contas da prefeitura de Borba. “O Tribunal de Contas é um órgão auxiliar desta Casa e eu queria provocar uma inspeção nas contas da Prefeitura de Borba, principalmente em fluxos de pagamentos de fornecedores neste período de 30 dias antes e 30 dias depois, para que possamos exaurir as nossas dúvidas sobre esse ‘presente de grego’ que deu o prefeito ao povo de Borba”, enfatizou.

Os deputados Abdala Fraxe, Adjuto Afonso, Mário Filho, Delegado Péricles e Dr. Gomes, também se manifestaram com criticas ao prefeito de Borba.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!