A atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, deve se aposentar em outubro deste anoRosa Weber, deve se aposentar em outubro deste ano e um dos nomes cotados para assumir a vaga é o do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
Nos bastidores, o presidente do Senado é apontado como franco-favorito à vaga de Weber. Juristas apontam que, além das qualidades na área jurídica, a Casa Legislativa vê com bons olhos essa movimentação.
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil) é um que quer Pacheco no STF. O desejo do parlamentar é voltar à presidência da Casa.
No entanto, há um impasse neste “arranjo”, principalmente no que tange à aceitação do presidente Lula (PT) quanto à troca.
Se a ‘troca’ se concretizar, Lula vai substituir um aliado fiel por um senador do Centrão raiz, principal articulador do orçamento secreto, como Arthur Lira foi na Câmara dos Deputados.
Segundo o colunista, Lula tem mostrado que enxerga o STF como uma área crítica, em que não quer repetir o erro de indicar alguém em que depois ele perca a confiança.
“Nesse quesito, Pacheco é forte candidato, considerado leal. Além disso, agradaria Gilberto Kassab, presidente do PSD, partido da base do governo”, conclui Amado.
Da Redação O Poder, com informações do Metrópoles
Foto: Reprodução