março 25, 2025 05:14

‘Internet de Elon Musk não conecta à política pública, mas a grilagem’, critica Wilson Lima

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), aproveitou sua participação no 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado na última sexta-feira, 16, para comentar sobre a dificuldade de acesso à internet em regiões mais longínquas do estado.

O governador fez um desabafo sobre os investimento bilionário de Elon Musk na região, revelando que, das 19 mil prometidas, apenas três escolas públicas do estado receberam gratuitamente as antenas Starlink, comercializadas por representantes de Musk e que dão acesso à internet.

“A internet que ele começou a colocar na Amazônia nunca esteve conectada às políticas públicas. Resultado: traficante, grileiro e criminosos têm a antena do Elon Musk, mas a comunidade mais simples, lá do interior, não tem acesso”, disse Wilson Lima.

O governador do Amazonas se referia ao caso de que 11 kits da Starlink foram apreendidos em área de garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomami.

Entenda

A Starlink recebeu autorização para operar no Brasil em janeiro de 2022. A parceria com Musk para oferecer internet gratuita para escolas foi firmada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e articulada pelo então ministro das Comunicações, Fábio Faria.

À época, o empresário disse que a Starlink conectaria 19.000 escolas em áreas rurais e iria monitorar o desmatamento na Amazônia.

 

Da Redação, com informações da Folha de São Paulo e Poder 360

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Wilson Lima inaugura Base Arpão 3, fortalecendo ações de segurança na calha do Solimões

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira,24,  a Base Fluvial Arpão 3, mais uma embarcação que vai fortalecer as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!