A Ordem dos Advogados do Brasil define nesta segunda-feira (19/6) a lista sêxtupla para a disputa de uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A vaga que está aberta é a do ministro Felix Fischer, que se aposenta compulsoriamente da Corte.
Dos seis nomes que a OAB elencar, três são escolhidos pelos atuais ministros. É esse trio de nomes que segue para o presidente Lula (PT) até o dia 23 de agosto para que haja a definição oficial do novo ministro.
Uma das favoritas é a advogada Daniela Rodrigues Teixeira, apadrinhada por Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Rui Falcão (PT-SP). Ela terá concorrência forte com Luís Cláudio da Silva Chaves, ex-assessor jurídico de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Senado. Pacheco inclusive faz campanha nos bastidores pelo aliado.
Outro nome muito mencionado é o do ex-conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Otavio Luiz Rodrigues Junior. Ele tem um forte adepto ao seu lado, o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli.
Outras vagas no STJ
Há, ainda, outras duas cadeiras a serem ocupadas no STJ. A do ministro Jorge Mussi, que se aposentou em janeiro deste ano, e a do ministro Paulo Sanseverino, que faleceu em 8 de abril.
As datas dos processos destas substituições ainda não foram definidas.
Da Redação, com informações do Metrópoles
Foto: Neto Ribeiro, Portal O Poder