novembro 25, 2024 11:02

Simão Peixoto deixa cadeia com tornozeleira eletrônica

Por determinação da Justiça Federal, o prefeito afastado de Borba (a 149 quilômetros de Manaus), Simão Peixoto (PP), foi solto nesse domingo, 16. A liberdade provisória é decisão do juiz federal Marllon Sousa, na última sexta-feira, 14.

Simão Peixoto estava preso desde maio acusado de fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, por determinação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), depois da Operação Garrote.

Além de Simão Peixoto, a Justiça Federal determinou que todos os outros presos envolvidos na operação sejam monitorados por tornozeleira eletrônica. Eles não podem entrar nas dependências da Prefeitura de Borba ou qualquer órgão público, repartição ou dependência física pelo prazo de 180 dais.

A Justiça ainda determinou o pagamento de fiança no valor de 80 salários mínimos para o prefeito e 20 salários para cada um dos demais envolvidos, além de suspensão da função pública dos investigados.

Operação Garrote

O MPAM, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou a Operação Garrote no dia 23 de maio, depois de investigação que apontou a criação de uma organização criminosa, chefiada pelo prefeito Simão Peixoto, que atuava em fraudes em licitações entre outros crimes.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso pode ter desviado dos cofres públicos em licitações fraudadas, mais de R$ 29,2 milhões. O órgão informou que quer o ressarcimento dos valores aos cofres públicos.

 

 

Da Redação, com informações Portal no Amazonas é Assim

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

Ministério de Aeroportos devolve administração do aeroclube

O Ministério de Portos e Aeroportos devolveu a administração do Aeroclube do Amazonas. A decisão está publicada no Diário...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!