O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Portaria de Promotoria n⁰ 2023/0000061068, instaurou um inquérito civil para investigar ações de impobridade administrativa do ex-prefeito de Parintins, Carlos Alexandre Ferreira da Silva, o Alexandre da Carbrás.
O documento tornou-se público nesta quinta-feira, 20, no diário eletrônico do órgão ministerial. Quem o assina é o promotor de Justiça Marcelo Bitarães de Souza Barros.
A Portaria não detalha sobre quais ações Alexandre da Carbrás será investigado, mas indica relação com um ofício enviado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que já havia aplicado multa ao ex-prefeito de Parintins.
O MP-AM solicita ainda que o TCE-AM, num prazo de 10 dias, encaminhe todo o processo no qual Alexandre da Carbrás é arrolado.
Veja a Portaria do MP:
Em abril do ano passado, o ex-prefeito de Parintins foi condenado pelo crime de responsabilidade. À época, a juíza Ana Paula Serizawa, da 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas, condenou Alexandre da Carbrás após a denúncia oriunda no Ministério Público Federal (MPF) que indicava a não prestação das contas sobre recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2014 e 2015.
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder