novembro 25, 2024 02:55

Bancada evangélica tem nova direção

A bancada evangélica na Câmara Federal está sob nova direção e vai ser comandada a partir desta quinta-feira, 3, até o fim do ano, pelo deputado federal do Amazonas, Silas Câmara (Republicanos). Ao ser questionado pelo Portal o Poder, sobre a sua expectativa em relação a nova função, o parlamentar foi enfático e disse que o seu objetivo é intensificar as posições da bancada com diálogo.

Sobre a possibilidade da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) aderir ao governo Lula, Silas Câmara afirmou que não avalia esse caminho. “Não existe. A FPE segue sem apoiar nenhum governo, mas as pautas para qual a Frente Parlamentar Evangélica foi criada”, disse.

Ao ser questionado se a representatividade da bancada evangélica no Congresso Nacional pode ajudar o Amazonas, Silas Câmara foi enfático. “É uma porta de grande diálogo, com uma frente importantíssima no Congresso, acredito que sim”, afirmou.

Ministros

Após um primeiro semestre de pouco aceno ao setor, o presidente Lula (PT) enviou três ministros para a posse do presidente do novo líder da bancada evangélica. Participaram da solenidade Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Márcio França (Portos e Aeroportos). O Culto da Santa Ceia de Fé ocorreu na Câmara dos Deputados.

Como havia sido acordado no início da legislatura, o parlamentar amazonense ficará no cargo até o fim do ano. No início de 2024, Eli Borges (PL-TO) — que era o presidente da frente no primeiro semestre — retoma o posto de líder.

Filiado ao PT, o ministro Márcio Macedo fez votos. “Desejo sucessos nos trabalhos”, disse o titular da Secretaria-Geral da Presidência.

Influentes na política interna, os evangélicos representam 129 deputados e 19 senadores. A posse de Silas Câmara ocorre em meio as tratativas de Lula para que o partido passe a integrar o quadro ministerial.

Em relação ao governo federal, Câmara tem uma postura de menor oposição, quando comparado com seu antecessor. No primeiro semestre, por exemplo, votou a favor da urgência da tramitação do PL das Fake News. Como noticiou o GLOBO, evangélicos difundiram a notícia falsa de que o projeto atentava contra a liberdade religiosa.

Esta também não é a primeira vez que o parlamentar assume a frente evangélica. Entre 2019 e 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, a bancada era comandada por Silas Câmara.

 

 

Da Redação O Poder, com informações de O Globo

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!