setembro 8, 2025 15:17

Bancada evangélica tem nova direção

A bancada evangélica na Câmara Federal está sob nova direção e vai ser comandada a partir desta quinta-feira, 3, até o fim do ano, pelo deputado federal do Amazonas, Silas Câmara (Republicanos). Ao ser questionado pelo Portal o Poder, sobre a sua expectativa em relação a nova função, o parlamentar foi enfático e disse que o seu objetivo é intensificar as posições da bancada com diálogo.

Sobre a possibilidade da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) aderir ao governo Lula, Silas Câmara afirmou que não avalia esse caminho. “Não existe. A FPE segue sem apoiar nenhum governo, mas as pautas para qual a Frente Parlamentar Evangélica foi criada”, disse.

Ao ser questionado se a representatividade da bancada evangélica no Congresso Nacional pode ajudar o Amazonas, Silas Câmara foi enfático. “É uma porta de grande diálogo, com uma frente importantíssima no Congresso, acredito que sim”, afirmou.

Ministros

Após um primeiro semestre de pouco aceno ao setor, o presidente Lula (PT) enviou três ministros para a posse do presidente do novo líder da bancada evangélica. Participaram da solenidade Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Márcio França (Portos e Aeroportos). O Culto da Santa Ceia de Fé ocorreu na Câmara dos Deputados.

Como havia sido acordado no início da legislatura, o parlamentar amazonense ficará no cargo até o fim do ano. No início de 2024, Eli Borges (PL-TO) — que era o presidente da frente no primeiro semestre — retoma o posto de líder.

Filiado ao PT, o ministro Márcio Macedo fez votos. “Desejo sucessos nos trabalhos”, disse o titular da Secretaria-Geral da Presidência.

Influentes na política interna, os evangélicos representam 129 deputados e 19 senadores. A posse de Silas Câmara ocorre em meio as tratativas de Lula para que o partido passe a integrar o quadro ministerial.

Em relação ao governo federal, Câmara tem uma postura de menor oposição, quando comparado com seu antecessor. No primeiro semestre, por exemplo, votou a favor da urgência da tramitação do PL das Fake News. Como noticiou o GLOBO, evangélicos difundiram a notícia falsa de que o projeto atentava contra a liberdade religiosa.

Esta também não é a primeira vez que o parlamentar assume a frente evangélica. Entre 2019 e 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro, a bancada era comandada por Silas Câmara.

 

 

Da Redação O Poder, com informações de O Globo

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!