fevereiro 22, 2026 17:21

Em Brasília, Sinésio Campos e Inmetro debatem qualidade dos medidores aéreos

O deputado Sinésio Campos (PT) participou de audiência na quinta-feira, 21, em Brasília, com o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), engenheiro Márcio André Brito. A reunião serviu para discutir a qualidade e a instalação dos medidores aéreos em Manaus pela concessionária Amazonas Energia. A poluição visual causada pelos aparelhos com fios expostos também tem sido alvo de críticas pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O encontro também tratou sobre a eficiência dos medidores aéreos, já que o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) detectou diversas irregularidades nesses equipamentos, de acordo com informações repassadas pelo presidente do Inmetro.

Segundo Sinésio Campos, este fato levou à formação de novas frentes de trabalho com técnicos do Amazonas e do Rio de Janeiro para verificar se a concessionária está realizando a correção na instalação dos aparelhos. As equipes vão realizar os ensaios em campo para atestar o serviço.

“Aqui, na reunião em Brasília, ficou claro que os donos dos medidores aéreos, que são vendidos a vários estados do Brasil, afirmaram que há alterações de medições. Em outubro, será instalado no Amazonas um grupo de trabalho com técnicos do Rio de Janeiro e do Amazonas para averiguar exatamente essa cobrança indevida que os medidores aéreos estão fazendo aqui no nosso Estado”, afirmou.

Atualmente, a instalação dos medidores aéreos no Amazonas está suspensa pela Justiça, mas a concessionária defende a utilização do equipamento. A expectativa do parlamentar é de que os resultados dessa investigação possam trazer mais transparência para os consumidores. O Inmetro é que pode atestar a eficácia nas medições e assegurar se essa relação de consumo entre clientes e concessionária ocorre de forma justa.

O presidente do Inmetro, Márcio Brito, afirmou que conversou com os fabricantes dos medidores aéreos, que declararam existir uma perda na instalação, mas que deve ser corrigida com a concessionária. A fiscalização do Inmetro deve ocorrer na primeira quinzena de outubro e o resultado será divulgado no fim do mês.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!