abril 29, 2025 06:44

Bessa quer reduzir renovação da frota de ônibus em Manaus

Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) um Projeto de Emenda à Loman (PEL) que diminui de 25% para 10% o percentual da renovação da frota de ônibus e aumenta de 6 para 7 anos o tempo médio de vida útil dos veículos. O projeto de autoria do vereador Bessa (SD) é cercado de polêmicas uma vez que os usuários de transporte público da capital amazonense enfrentam diversos problemas como o sucateamento dos coletivos e panes mecânicas além de diversos atrasos por falta de mais veículos circulando nas ruas. 

Na última segunda-feira, 16, os pareceres favoráveis da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) foram aprovados e o  PEL nº 009/2023 seguiu para apreciação dos membros da 8ª Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade (Comtmua) da Casa Legislativa. Após isso, o projeto retorna para apreciação do plenário.

“Tendo em vista que atualmente há uma regularidade da atual frota de veículos da cidade que vem garantindo mais segurança, conforto e atendimento à demanda de passageiros do sistema. O estabelecimento de uma média de vida útil dos veículos de seis para sete anos, visa acompanhar os avanços tecnológicos da indústria automobilística e também da malha viária da Cidade que estão proporcionando uma maior conservação e durabilidade dos veículos que hoje operam no sistema público de transporte de passageiros. Essa alteração também visa garantir a contínua manutenção de um preço justo da tarifa do sistema”, explica Bessa na justificativa.

Porém, a realidade em Manaus é diferente do que o vereador afirma. Os ônibus precisam ser renovados para garantir esse “conforto”, aumentar a quantidade de veículos e linhas que sejam mais adequadas à realidade dos usuários para garantir o “atendimento à demanda” e ter dispositivos para aumentar a “segurança”, uma vez que os assaltos aos coletivos não deixaram de existir. 

Bessa também diz que a malha viária da cidade garante uma maior conservação e durabilidade dos veículos. Pelo contrário, a falta de infraestrutura e os buracos que tornaram-se comuns ao manauara fazem com que veículos, de um modo geral, tenham que passar por mais  manutenções. 

pel_009_2023_bessa_modificacoes_sistema_de_transporte_coletivo_rev

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação/CMM

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!